Reflexões sobre a preceptoria em hospital universitário: um estudo de caso
HTML (English)
PDF (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF

Arquivos suplementares

REFLEXÕES SOBRE PRECEPTORIA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO DE CASO

Palavras-chave

Preceptorship
Mentors Preceptoría
Mentores
Tutoría. Preceptoria
Tutoria
Mentores.

PlumX Metrics

Resumo

Originado do projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense, este estudo, tem como objetivo geral analisar a prática profissional dos preceptores do serviço de infectologia, no encontro com o aluno de graduação, em um hospital universitário (HU). Tem como objetivos específicos, descrever o perfil dos preceptores e levantar as práticas de integração ensino-serviço desenvolvidas  no serviço de infectologia do HU. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, onde realizaremos entrevista semiestruturada com os preceptores, docentes e discentes do referido setor, que será realizado em um hospital universitário da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Analisaremos os dados coletados à luz dos conceitos da Análise Institucional Francesa. Os aspectos éticos serão respeitados de acordo com a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CSN)

https://doi.org/10.5935/1676-4285.2012S015
HTML (English)
PDF (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF

Referências

Botti, S.H.de O; Rego, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis?.Rio de Janeiro, Rev Bras Educ Med [ periódico online]. 2008, set. [capturado em 19 de Novembro de 2011]; v32(3), p.363-373. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300011&lng=en&nrm=iso.

Ministério da Educação e Cultura (BR). Decreto nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010 [online]. Institui o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais - (REHUF). In Brasil, Ministério da Educação e cultura. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15639&Itemid=1082> Acesso em:25. Jun. 2012.

Mourão L.L'Abbate S. Implicações docentes nas transformações curriculares da área da saúde: Uma análise sócio-histórica Online Brazilian Journal of Nursing [serial on the Internet]. 2011 December 31; [Cited 2012 June 26]; 10(3):[about ## p.]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3423