Interseção de saberes dos docentes e preceptores no desenvolvimento do estágio curricular em enfermagem: estudo exploratório

Resumo

Pesquisa de caráter exploratório tem por objetivo analisar os componentes políticos pedagógicos envolvidos no desenvolvimento no estágio supervisionado curricular em enfermagem na atenção básica com ênfase na interseção dos saberes acadêmicos com os dos serviços de saúde. O interesse em desenvolver essa pesquisa foi devido a distorções na percepção de docentes sobre a diferença entre ensino pratico e estágio supervisionado. A abordagem será qualitativa. O método de coleta de dados será por meio de entrevistas semi-estruturadas com 10 docentes do Curso de Graduação em Enfermagem, envolvidos com o estagio supervisionado de enfermagem na Atenção Básica da Universidade Severino Sombra (USS) e 10 preceptores da Rede de Municipal de Saúde. Os dados serão analisados com base no método de análise do DSC e do referencial teórico de Paulo Freire. Os aspectos éticos foram respeitados conforme resolução 196/96.
https://doi.org/10.5935/1676-4285.20113317
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução 3/2001. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 9 Nov.2001. Seção 1, p.37.

Braga AT; Melleiro MM. Analysis of the continuing education of a teaching hospital in the perception of the nursing team. Disponível em URL: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2408/html_19

Polit D.F; Beck C.T, Hungler B.P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5ª ed. Porto Alegre: ARTMED 2004.