Fatores intervenientes na preceptoria num serviço especializado em HIV/Aids: estudo etnográfico
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Palavras-chave

Training
Multidisciplinary Residency Programme
Specialized Care Service Formación
Residencia Multiprofesional
Servicio Ambulatorio Especializado Formação
Residência Multiprofissional
Serviço Ambulatorial EspecializadO

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Resumo

Objetivo: identificar os fatores que interferem no desenvolvimento da preceptoria   como   prática   pedagógica.   Método:   abordagem   qualitativa, do   tipo etnográfico.    Participaram    da    pesquisa    cinco    preceptores    de    uma    Residência Multiprofissional.  O  período  da  coleta  de  dados  foi  de  abril  a  junho  de 2014. Os  dados foram  interpretados  e  analisados  por  meio  da  análise  de  conteúdo,  tendo  como referencial teórico o pensamento de Edgar Morin. Resultado: identificou-se que a falta de capacitação, de motivação, de condições de trabalho e de ética constituiu um fator que influenciou a questão do ensinar e aprender. Discussão: tais fatores intervenientes são desafios os quais acompanham os preceptores em sua trajetória. Por isso, recomenda-se uma associação entre os sete saberes, propostos por Morin, e a prática. Conclusão: no ensino  de  residentes,  há  um  longo  e  difícil  caminho  a  ser  percorrido  em  busca  da qualidade  da  assistência  às  pessoas  com  HIV/Aids.  Enfim,  é  preciso  especializar  este setor para aprimorar a formação dos residentes.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165486
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