Resumo
Objetivo: identificar os fatores que interferem no desenvolvimento da preceptoria como prática pedagógica. Método: abordagem qualitativa, do tipo etnográfico. Participaram da pesquisa cinco preceptores de uma Residência Multiprofissional. O período da coleta de dados foi de abril a junho de 2014. Os dados foram interpretados e analisados por meio da análise de conteúdo, tendo como referencial teórico o pensamento de Edgar Morin. Resultado: identificou-se que a falta de capacitação, de motivação, de condições de trabalho e de ética constituiu um fator que influenciou a questão do ensinar e aprender. Discussão: tais fatores intervenientes são desafios os quais acompanham os preceptores em sua trajetória. Por isso, recomenda-se uma associação entre os sete saberes, propostos por Morin, e a prática. Conclusão: no ensino de residentes, há um longo e difícil caminho a ser percorrido em busca da qualidade da assistência às pessoas com HIV/Aids. Enfim, é preciso especializar este setor para aprimorar a formação dos residentes.Referências
Ministério da Educação (Br). [internet] Residência Multiprofissional;2015 [acesso em: 25 fev 2016]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional
Carmo RMCV do, Tavares CMM, Mourão LC. dynamics of education-service interaction in the infectious diseases sector of a university hospital. J Nurs UFPE on line.[internet].2014.[acesso em: 05 jul 2015];8(Suppl. 1):2214-9. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/6101/pdf_5614
Pereira CSF, Tavares CMM, Rosas AMMTF, Santos GS, Silveira PG, Lima TO. The practice of Preceptorship in dialog with Morin’s seven complex lessons. Standard Research Journal of Nursing and Midwifery.2014;1(3): 041- 5.
Silva VC, Viana LO, dos-Santos CRGC. Prática social e pedagógica do enfermeiro-preceptor: um estudo de caso. Online braz j nurs [Internet]. 2014 March [Cited 2016 Nov 7]; 13 (1): 102-112. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4097. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20144097
Brant V. Formação pedagógica de preceptores do ensino em saúde. Juiz de Fora: UFJF;2011.
Costa MJSM, Linhares MSC, Melo MGBA, Fernandes MM. Atenção secundária à saúde no atendimento de dst e hiv/aids: relato de experiência. SANARE. 2016;15(01):132-38
Souza CMM, Schilkowsky LB. Mulheres HIV positivas e suas escolhas reprodutivas [trabalho de conclusão de residência].Rio de Janeiro (RJ): Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher da Universidade Federal do Rio de Janeiro;2013.
Pereira CSF, Tavares CMM. Preceptorship in a HIV/AIDS specialized ambulatory of a College Hospital: an ethnographic study. Online braz j nurs [Internet]. 2013 October [Cited 2016 Feb 23]; 12 (0): 692-94. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4543. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20134543
Camillo SO, Maiorino FT. Nursing teaching on HIV/AIDS in the perspective of citizenship. Rev Gaúcha Enferm. 2013;34(3):117-23.
Ventura M. Direitos Reprodutivos do Brasil. 3ª ed. Brasília (DF): Fundo de População das Nações Unidas- UNFPA;2009.292p.
Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES N. 3, de 07 de novembro de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da República Federativa da União. Brasília, 09 nov. 2001. Seção 1, p. 37.
Cavalcante RB, Calixto P, Pinheiro MMK. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf. & Soc.:Est., 2014;24(1):13-8
Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução n o 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012 [citado 2016 nov 08]. Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html. Acesso em 07 nov. 2016.
Peixoto LS, Tavares CMM, Daher DV. A relação interpessoal preceptor-educando sob o olhar de Maurice Tardif: reflexão teórica. Cogitare Enferm. 2014;19(3):612-6
Peixoto LS, Tavares CMM, Queiroz PP. Research about the knowledge and teaching practice of the preceptor: a test pilot. J Nurs UFPE on line.[internet]. 2014.[acesso em: 05 jul 2015]; 8(7):2038-46. Available from: DOI: 10.5205/reuol.5963-51246-1-RV.0807201426
Draganov PB, Sanna MC. Evaluation of teacher competencies of nursing to managing educational programs for adults.Esc Anna Nery 2014;18(1):167-74.
Cerqueira P. A formação pedagógica de preceptores dos estudantes da área da saúde: uma conversa em três tempos. In: Brant V. Formação pedagógica de preceptores do ensino em saúde. Juiz de Fora: UFJF;2011.
Morin E .Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3a. ed. São Paulo(SP): Cortez; Brasília(DF): UNESCO; 2011.