Saberes experienciais do preceptor da residência de Enfermagem: um estudo etnográfico
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Palavras-chave

Preceptorship
Education
Nursing
Graduate
Hospitals
Teaching Preceptoria
Educación en Enfermería
Educación de Posgrado
Hospitales de Enseñanza Preceptoria
Educação em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação
Hospitais de Ensino

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Resumo

Problema: o preceptor assume responsabilidades frente ao processo de  ensinar.  A  orientação  e  o  acompanhamento  realizados com  os  residentes  passam  a ser um desafio para o próprio ambiente ao quais são expostos. Objetivos: identificar de que forma os saberes experienciais mobilizam saberes pedagógicos nos preceptores da residência  em  Enfermagem  e  discutir  estratégias  de  capacitação  para  os  preceptores. Método:   pesquisa   qualitativa   e   etnográfica.   Realizaram-se   seminário, observação participante e entrevista seguindo a Resolução 466/2012 do CNS, com parecer número 183.578.   Resultado:   os   preceptores   pontuaram   fortemente   a   experiência   como fundamento  do  saber  como  condição  prévia  para  a  ação  educativa  do  preceptor. Discussão: a capacitação pedagógica do preceptor deve acontecer segundo demandas de aprendizado,  de  forma  a  norteá-los  na  construção  de  uma  postura pedagogicamente ativa, possibilitando a ressignificação do trabalho e dos saberes.  Conclusão: os saberes experienciais fornecem  a  integração  com  o  contexto  de trabalho;  a  própria  experiência assegura a prática da profissão.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20175464
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