A ação intencional do ensino da consulta de enfermagem: estudo fenomenológico
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF
PDF (Español (España))
PDF (English)

Palavras-chave

Nursing
Consultation
Education
Gerontology
Phenomenology. enfermería
consulta
educación
gerontología
fenomenología Enfermagem
Consulta
Ensino
Gerontologia
Fenomenologia.

PlumX Metrics

Resumo

Este artigo é resultante de uma dissertação de mestrado defendida em junho de 2011 na Escola de Enfemragem Anna Nery - UFRJ. Objetivo do estudo. Compreender o significado da ação intencional do ensino da Consulta de Enfermagem ao adulto idoso pelos Enfermeiros que atuam ensinando aos graduandos e pós-graduandos de Enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, de abordagem fenomenológica. Sujeitos, doze enfermeiras que atuam com o ensino da consulta. Cenário, duas Instituições Hospitais Escola, que atuam com o ensino da consulta de enfermagem ao adulto idoso para os graduandos e pós-graduandos de Enfermagem. Aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, protocolo de nº. 093/2010. Como um dos resultados, a apreensão do “motivo-porque” gerando o respectivo contexto: da não identificação do ensino da consulta de enfermagem ao adulto idoso no curso de graduação, a procura da qualificação profissional do enfermeiro para ensinar aos graduandos e pós-graduandos a assistir as necessidades das demandas atuais e futuras. Conclusão: comprovou-se que o fazer atual dos enfermeiros está diretamente ligado a sua formação, pois alguns relatam não terem sido preparados adequadamente para lidar com a Consulta de Enfermagem ao adulto idoso.

Descritores: Enfermagem; Consulta; Ensino; Gerontologia; Fenomenologia.

Recebido: 02/08/2011

Aprovado: 13/04/2012

 

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20120014
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF
PDF (Español (España))
PDF (English)

Referências

Rodrigues RAP, Kusumota L, Marques S, Fabrício SCC, Cruz IR, Lange C. Política nacional de atenção ao idoso e a contribuição da enfermagem. Texto & Contexto Enferm. [periodic online]. 2007 [cited 2010 Mar 30]; 16(3). Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?

Ministério da Saúde. Portaria/GM nº. 2528. Brasília, DF; 2006. [cited 2010 Oct 20]; Available from: http://www.presidencia.gov.br/sedh/ct/cndi.

Capalbo C. Fenomenologia e Ciências Humanas. São Paulo (SP): Idéias & Letras; 2008.

Triviños ANS. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas; 1992.

Popim RC, Boemer MR. Cuidar em oncologia na perspectiva de Alfred Schütz. Rev. latinoam enferm. [periodic online]. 2005; 13 (5). [cited 2009 May 08]; Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid.

Barbosa ECV; Rodrigues BMRD. Humanização nas relações com a família: um desafio para a enfermagem em UTI Pediátrica. Acta sci, Health sci. [periodic online]. [cited 2010 Oct 20]. Available from: www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a24.

Capalbo C. Fenomenologia e Ciências Humanas. São Paulo (SP): Idéias & Letras; 2008.

Padilha M., Bok L., Amante L., Dias da Silva S., Kletenberg D. A dominação instrumental sobre a organização de serviços – uma análise da comunicação com foco habermaseano. Rev eletrônica enferm. [periodic online]. 2011; 10. [cited 2011 Jul 27]; Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2011.3205.1.