Resumen
O plano de reordenação política de recursos humanos no SUS preconiza a educação permanente no trabalho visando alcançar perfis profissionais orientados pelas necessidades da população, em cada realidade regional e em cada nível de complexidade. Os processos de capacitação do pessoal da saúde devem ser estruturados a partir da problematização do processo de trabalho, tendo como objetivos a transformação das práticas profissionais e da organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde1A estratégia da educação permanente tem como principal desafio na área de saúde mental consolidar a própria reforma psiquiátrica2 equipe de enfermagem superar a histórica fragmentação do saber, partindo para a construção de tecnologias de cuidado que articulem a existência singular do sujeito ao meio no qual , passando atuar numa perspectiva interdisciplinar, e de acordo com os princípios da convive3 Reforma Psiquiátrica.Citas
Ministério da Saúde (Brasil). Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2003.
Silva JPV, Tavares CMM. Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde. Trabalho, Educação e Saúde 2004 Set; 2 (2):271-285.
Santos I, Figueiredo N, Sobral V, Tavares C. Caring: building na new history of sensibility. Online Braz J. Nurs [online] 2002 Dec;1(3) Available com: www.uff.br/nepae/objn103santosietal.htm
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2005 Array