A educação permanente de trabalhadores de enfermagem da área de saúde mental
HTML
HTML (Español (España))
HTML (Português (Brasil))
PDF
PDF (Español (España))
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

1.
Tavares CM de M, Vieira FM, Abreu AC. A educação permanente de trabalhadores de enfermagem da área de saúde mental. Online Braz J Nurs [Internet]. 2005Apr.17 [cited 2025May11];4(2):73-5. Available from: https://objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4870

PlumX Metrics

Abstract

O plano de reordenação política de recursos humanos no SUS preconiza a educação permanente no trabalho visando alcançar perfis profissionais orientados pelas necessidades da população, em cada realidade regional e em cada nível de complexidade. Os processos de capacitação do pessoal da saúde devem ser estruturados a partir da problematização do processo de trabalho, tendo como objetivos a transformação das práticas profissionais e da organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde1 A estratégia da educação permanente tem como principal desafio na área de saúde mental consolidar a própria reforma psiquiátrica2 equipe de enfermagem superar a histórica fragmentação do saber, partindo para a construção de tecnologias de cuidado que articulem a existência singular do sujeito ao meio no qual , passando atuar numa perspectiva interdisciplinar, e de acordo com os princípios da convive3 Reforma Psiquiátrica.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20054870
HTML
HTML (Español (España))
HTML (Português (Brasil))
PDF
PDF (Español (España))
PDF (Português (Brasil))

References

Ministério da Saúde (Brasil). Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2003.

Silva JPV, Tavares CMM. Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde. Trabalho, Educação e Saúde 2004 Set; 2 (2):271-285.

Santos I, Figueiredo N, Sobral V, Tavares C. Caring: building na new history of sensibility. Online Braz J. Nurs [online] 2002 Dec;1(3) Available com: www.uff.br/nepae/objn103santosietal.htm

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Array