A educação permanente de trabalhadores de enfermagem da área de saúde mental

Abstract

O plano de reordenação política de recursos humanos no SUS preconiza a educação permanente no trabalho visando alcançar perfis profissionais orientados pelas necessidades da população, em cada realidade regional e em cada nível de complexidade. Os processos de capacitação do pessoal da saúde devem ser estruturados a partir da problematização do processo de trabalho, tendo como objetivos a transformação das práticas profissionais e da organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde1 A estratégia da educação permanente tem como principal desafio na área de saúde mental consolidar a própria reforma psiquiátrica2 equipe de enfermagem superar a histórica fragmentação do saber, partindo para a construção de tecnologias de cuidado que articulem a existência singular do sujeito ao meio no qual , passando atuar numa perspectiva interdisciplinar, e de acordo com os princípios da convive3 Reforma Psiquiátrica.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20054870
HTML
HTML (Español (España))
HTML (Português (Brasil))
PDF
PDF (Español (España))
PDF (Português (Brasil))

References

Ministério da Saúde (Brasil). Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2003.

Silva JPV, Tavares CMM. Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde. Trabalho, Educação e Saúde 2004 Set; 2 (2):271-285.

Santos I, Figueiredo N, Sobral V, Tavares C. Caring: building na new history of sensibility. Online Braz J. Nurs [online] 2002 Dec;1(3) Available com: www.uff.br/nepae/objn103santosietal.htm

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Array