Resumo
Objetivo: caracterizar as dissertações e as teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações (CEPEn) da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) quanto ao caminho percorrido pela Enfermagem brasileira no âmbito do ensino, da pesquisa, da gestão e da prática assistencial. Método: estudo do tipo documental e quantitativo, cujo material foram os Catálogos de Teses e Dissertações, disponíveis no sítio da ABEn, do Volume XIX ao XXXII. Utilizaram-se os seguintes indicadores de coleta de dados: nível acadêmico, instituição de ensino, ano, local, objeto de estudo, desenho metodológico e implicações e recomendações finais para a Enfermagem. Resultados: foram encontrados 8.720 resumos, dos quais 7.141 (81,89%) compuseram a amostra final. Destes, 627 (8,78%) associaram-se ao ensino, 329 (4,61%) à gestão, 2.564 (35,91%) à prática assistencial e 3.621 (50,71%) à pesquisa. Conclusão: observou-se que houve um substancial crescimento na quantidade e na qualidade das publicações produzidas pela enfermagem brasileira nos últimos 20 anos (1994-2014).
Referências
Castral TC, Daré MF, Scochi CGS. Research priorities in neonatal and pediatric nursing. Rev Eletr Enf [internet]. 2014 [Cited 2015 May 14];16(1):12-4. Available from: http://revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/29266/16353
Rebouças CBA, Pagliuca LMF. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na perspectiva discente. Rev Enferm UERJ [internet]. 2010 [Citado em 14 mai 2015];18(1):138-42. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v18n1/v18n1a24.pdf
Pires DEP. A enfermagem enquanto disciplina, profissão e trabalho. Rev Bras Enferm [internet]. 2009 [Citado em 14 mai 2015];62(5):739-44. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n5/15.pdf
Carlos DJD, Morera JAC, Lazzari DD, Padilha MICS. O ensino de pós-graduação em enfermagem no Brasil: recorte de uma década (2001-2010). Hist Enferm Rev Eletr [internet]. 2013 [Citado em 14 mai 2015];4(2):140-52. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/centrodememoria/here/vol4num2artigo4.pdf
Erdmann AL, Santos JLG, Klock P, Soder RM, Sasso GTMD, Erdamnn RH. Políticas, gerência e inovação de grupos de pesquisa para a excelência em enfermagem. Aquichán [internet]. 2013 [Citado em 14 mai 2015];13(1):92-103. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/aqui/v13n1/v13n1a09.pdf
Marconi MA, Lakatos EM. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo (SP): Atlas; 2010.
Sá-Silva JR, Almeida CD, Guindani JF. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Rev Bras Hist Ciênc Soc [internet]. 2009 [Citado em 14 mai 2015];1(1):1-15. Disponível em: http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/pesquisa_documental_pistas_teoricas_e_metodologicas.pdf
Dyniewicz AM. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. 2. ed. São Paulo (SP): Ed. Difusão; 2009.
Munari DB, Chaves LDP, Peduzzi M, Laus AM, Fugulin FMT, Ribeiro LCM, et al. The Setting of Research Production by Nursing and Management Graduate Programs in Brazil. Rev Esc Enferm USP [internet]. 2011 [Cited 2015 May 18];45(Esp):1543-50. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45nspe/en_v45nspea02.pdf
Backes VMS, Prado ML, Lino MM, Ferraz F, Canever BP, Gomes DC, et al. Teses e dissertações de enfermeiros sobre educação em enfermagem e saúde: um estudo bibliométrico. Rev Bras Enferm [internet]. 2013 [Citado em 19 mai 2015];66(2):251-6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66n2/15.pdf
Ferreira MA. O clássico e o emergente: desafios da produção, da divulgação e da utilização do conhecimento da Enfermagem. Rev Bras Enferm [internet]. 2013 [Citado em 19 mai 2015];66(Esp):45-50. Disponível em: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S0034-71672013000700006&pid=S0034-71672013000700006&pdf_path=reben/v66nspe/v66nspea06.pdf
Santos BP, Ferreira GB, Soares MC, Meincke SMK. Ensino de enfermagem no Brasil: do advento do sistema Nightingale ao cenário científico. Hist Enf Rev Eletr [internet]. 2014 [Citado em 19 mai 2015];5(2):310-22. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/centrodememoria/here/vol5num2artigo11.pdf
SCImago Journal Country Rank (SJR). Country ranks [internet]. 2013 [Cited 2015 May 19]. Available from: http://www.scimagojr.com/countryrank.php?area=2900&category=0®ion=all&year=2013&order=it&min=0&min_type=it
Scochi CGS, MunariDB. The post-graduation program of brazilian nursing completes forty years: developments, challenges and the need of new investments to improve it. Esc Anna Nery Rev Enferm [internet]. 2012 [Cited 2015 May 18];16(2): 215-18. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v16n2/en_01.pdf
Robazzi MLCC. Stricto sensu Nursing graduate programs’ performance and the pursuit of excellence. Rev Latino-Am Enfermagem [internet]. 2010 [Cited 2015 May 18];18(5):02 telas. Available from: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S0104-11692010000500001&pid=S0104-11692010000500001&pdf_path=rlae/v18n5/01.pdf
Carvalheiro JR. Janus bifronte e a pós-graduação. Ciênc Saúde Coletiva [internet]. 2010 [Citado em 19 mai 2015];15(4):1908-16. Disponível em: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S1413-81232010000400004&pid=S1413-81232010000400004&pdf_path=csc/v15n4/a04v15n4.pdf
Silva RC, Viana MCA. The implications of being a doctoral student in nursing, under the context of the internationalization of knowledge. Esc Anna Nery Rev Enferm [internet]. 2013 [Cited 2015 May 19];17(2):207-10. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/en_v17n2a01.pdf
Backes DS, Backes MS, Lunardi VL, Erdamann AL, BüscherA. Internationalization as a challenge to the impact of globalization: nursing contributions. Rev Esc Enferm USP [internet]. 2014 [Cited 2015 May 19];48(5):772-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n5/0080-6234-reeusp-48-05-772.pdf
Silva JC, Morais ER, Figueiredo MLF, Tyrrel MAR. Pesquisa-ação: concepções e aplicabilidade nos estudos em Enfermagem. Rev Bras Enferm [internet]. 2011 [Citado em 19 mai 2015];64(3):592-5. Disponível em: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S0034-71672011000300026&pid=S0034-71672011000300026&pdf_path=reben/v64n3/v64n3a26.pdf
Erdmann AL, FernandesJD, Lunardi VL, Robazzi MLCC, Rodrigues RAP. O alcance da excelência por programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu com doutorado em enfermagem. Texto & Contexto Enferm [internet]. 2012 [Citado em 19 mai 2015];21(1):130-9. Disponível em: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S0104-07072012000100015&pid=S0104-07072012000100015&pdf_path=tce/v21n1/a15v21n1.pdf