Estratégia educativa aos familiares dos lactentes com doença respiratória: estudo descritivo-exploratório
HTML (Español (España))
HTML (English)
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Palavras-chave

Consulta de Enfermagem
Familiares
Práticas educativas
Educação para a saúde
Atividades educativas
Cuidadores Nursing Consultation
Relatives
Educational Practices
Health Education
Educational Activities
Healthcare providers

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Construir um vídeo educativo para os familiares que cuidam de lactentes com doenças respiratórias, na consulta de enfermagem. Método: Pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Utiliza como referencial teórico a pedagogia da autonomia de Paulo Freire. O cenário é o ambulatório de pediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro e os sujeitos são os familiares dos lactentes que apresentam recorrência de doenças respiratórias e que tenham recebido previamente orientação do enfermeiro sobre cuidados preventivos e/ou curativos. Os dados serão coletados entre agosto e outubro de 2013 por entrevista semiestruturada com posterior análise de conteúdo do tipo temática.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20134494
HTML (Español (España))
HTML (English)
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

Barreto MS, Silva RLDT, Marcon SS. Morbidity in children of less than one year of age in risky conditions: a prospective study. Online braz j nurs [Internet]. 2013 Apr [cited 2013 Aug 26]; 12 (1): 5-20. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3999. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20133999

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 2012.

Fonseca LMM, Leite AM, Mello DF, Silva MAI, Lima RAG, Scochi CGS. Educational technology in health: contributions for pediatric and neonatal nursing. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2011 Mar [cited 2013 Aug 19]; 15 (1): 190-6. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000100027&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000100027