O desenvolvimento do pensamento crítico na formação de enfermeiros mediante uma intervenção de ensino: estudo experimental.

Resumen

Introdução: Pensar criticamente significa promover durante a formação inicial condições para que os egressos saibam utilizar todo conhecimento produzido até o momento, bem como buscar por fontes que alimentem o rol de conhecimentos novos e saber direcioná-los para as situações práticas de aplicação, com capacidade de avaliação ímpar para cada caso. Objetivo: comparar os níveis de pensamento crítico desenvolvidos durante a formação clínica do enfermeiro mediante uma intervenção de ensino com auxílio de mapas conceituais. Método: estudo experimental, randomizado, duplo-cego com delineamento antes-depois a ser realizado com os estudantes dos cursos de graduação em enfermagem de uma instituição de ensino superior pública. O projeto foi submetido à apreciação ética conforme Resolução nº. 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e aprovado com parecer nº 752.501 01/08/2014. Os dados serão coletados por meio do instrumento California Critical Thinking Skills Test e de um questionário socioeconômico mediante uma intervenção de ensino.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20155243
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Citas

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