O desenvolvimento do pensamento crítico na formação de enfermeiros mediante uma intervenção de ensino: estudo experimental.
HTML
EPUB
PDF
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
EPUB (English)
EPUB (Español (España))

Arquivos suplementares

Parecer do Comitê de Ética
DUDE final

Palavras-chave

Pensamento Crítico
Graduação em Enfermagem
Suporte Avançado de Vida. Critically Thinking
Nursing Graduation
Advanced Life Support.

PlumX Metrics

Resumo

Introdução: Pensar criticamente significa promover durante a formação inicial condições para que os egressos saibam utilizar todo conhecimento produzido até o momento, bem como buscar por fontes que alimentem o rol de conhecimentos novos e saber direcioná-los para as situações práticas de aplicação, com capacidade de avaliação ímpar para cada caso. Objetivo: comparar os níveis de pensamento crítico desenvolvidos durante a formação clínica do enfermeiro mediante uma intervenção de ensino com auxílio de mapas conceituais. Método: estudo experimental, randomizado, duplo-cego com delineamento antes-depois a ser realizado com os estudantes dos cursos de graduação em enfermagem de uma instituição de ensino superior pública. O projeto foi submetido à apreciação ética conforme Resolução nº. 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e aprovado com parecer nº 752.501 01/08/2014. Os dados serão coletados por meio do instrumento California Critical Thinking Skills Test e de um questionário socioeconômico mediante uma intervenção de ensino.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20155243
HTML
EPUB
PDF
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
EPUB (English)
EPUB (Español (España))

Referências

Waterkemper R, Prado ML. Estratégias de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em enfermagem. Avances em Enfermería. 2011; XXIX (2):234-246.

Kong L, Qin B, Zhou Y, Mou S, Gao H. The effectiveness of problem-based learning on development of nursing students’ critical thinking: A systematic review and meta-analysis. International Journal of Nursing Studies. 2014; 51(3):458–469.

Williams NM. Advanced life support training and assessment: A literature review. Australasian Emergency Nursing Journal. 2011; 14(4):240-245.