Resumo
Objetivo: validar a aparência do jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do HIV/aids com idosos. Método: estudo metodológico de validação semântica/de aparência com o público-alvo/idosos em contexto escolar, guiado pelo modelo de Pasquali. Aplicou-se instrumento com 20 itens referentes aos domínios objetivo, organização, estilo da escrita, aparência e motivação. A coleta de dados, realizada de modo síncrono com dez pessoas idosas, ocorreu em janeiro e fevereiro de 2021. Para a análise, considerou-se um Índice de Concordância Semântica mínimo igual ou superior a 0,80. Resultado: todos os itens obtiveram Índice de Concordância Semântico igual ou superior a 0,80 e as sugestões foram acatadas integralmente, o que possibilitou a estruturação da versão final do jogo. Conclusão: o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” foi considerado adequado pelo público-alvo e poderá ser utilizado como estratégia de ensino na prática clínica e educacional como dispositivo de prevenção do HIV/aids entre pessoas idosas.
Referências
United Nations Programme On HIV/aids (UNAIDS). AIDS Info [Internet] Geneva/Switzerland: WHO. 2019 feb [Cited 2021 feb 3]. Available from: http://aidsinfo.unaids.org/.
Ma PHX, Chan ZCY, Loke AY. Self-stigma reduction interventions for people living with HIV/aids and their families: a systematic review. AIDS Behav [Internet]. 2019 [Cited 2021 feb 10];23. Available from: https://link.springer.com/article/10.1007/s10461-018-2304-1. doi: https://doi.org/10.1007/s10461-018-2304-1.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e hepatites virais. Boletim Epidemiológico – Aids e DST: 2018 [internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2018 [Cited 2021 feb 3]. Available from: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2018/boletim-epidemiologico-hivaids-2018.
Ministério da Saúde (BR). Boletim Epidemiológico: AIDS e DST [internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2019 [Cited 2021 feb 5];(Número especial). Available from: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2019/boletim-epidemiologico-de-hivaids-2019.
Soares AM, Matioli MNPS, Veiga APR. Aids no idoso. In: Freitas EV, Py L, organizadors. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2018.
Zhao Q, Mao Y, Li X, Shen Z, Zhou Y. Age differences in sexual risk behaviors and related factors among people living with HIV in Guangxi, China. AIDS Care [Internet]. 2018 [Cited 2021 feb 22];30(4):523-530. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29357682. doi: http://dx.doi.org/10.1080/09540121.2018.1429560.
Wild CF, Nietsche EA, Salbego C, Teixeira E, Favero NB. Validation of educational booklet: an educational technology in dengue prevention. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 [Cited 2021 feb 20];72(5):1318-25. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000501318. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0771.
Maniva SJCF, Carvalho ZMF, Gomes RKG, Carvalho REFL, Ximenes LB, Freitas CH. Educational technologies for health education on stroke: an integrative review. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [Cited 2021 jan 8];71(Suppl4):1724-31. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001724. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0041.
Barbosa AS, Feitoza AR, Bessa MEP, Souza MSF, Lopes MPS, Torres CSR. Construção e validação de jogo educativo para prevenção do HIV/Aids em idosos. In: Silva Neto OBR. Saúde pública e saúde coletiva: dialogando sobre interfaces temáticas [Internet]. Ponta Grossa: Atena Editora; 2019 [Cited 2021 feb 02]. Available from: https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/artigoPDF/21025.
Teixeira E, Palmeira IP, Rodrigues ILA, Brasil GB, Carvalho DS, Machado TDP. Participative development of educational technology in the HIV/AIDS context. Rev Min Enferm [Internet]. 2019 [Cited 2021 jan 15];23:e-1236. Available from: http://reme.org.br/artigo/detalhes/1382. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20190084.
Gurgel SS, Taveira GP, Matias EO, Pinheiro PNC, Vieira NFC, Lima FET. Educational games: didactic resources utilized at teaching health education classes. Rev Min Enferm [Internet]. 2017 [Cited 2021 jan 8];21:e-1016. Available from: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e1016.pdf. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20170026.
Hightow-Weidman LB, Muessig KE, Bauermeister JA, LeGrand S, Fiellin LE. The future of digital games for HIV prevention and care. Curr Opin HIV AIDS [Internet]. 2017 [Cited 2021 jan 10];12(5):501-7. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28692490/. doi: http://dx.doi.org/10.1097/COH.0000000000000399.
Teixeira E. Desenvolvimento de Tecnologias Cuidativo-Educacionais. 1. ed. Porto Alegre: Moriá; 2020.
Gigante VCG, Oliveira RC de, Ferreira DS, Teixeira E, Monteiro WF, Martins AL de O et al. Construction and validation of educational technology about alcohol consumption among university students. Cogitare enferm [Internet]. 2021 [Cited 2021 feb 10];26. Available from: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71208. doi: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.71208.
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9. ed. Porto Alegre: Artmed; 2019.
Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil [Internet]. 2016. [Cited 2021 jan 10];(Seção 1):44-46. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf.
Oliveira MGR de, Jesus RMV de. Currículos, sexualidades e professoralidades: espaços de disputa da diferença. Rev Bras de Educ de Jov e Adultos [Internet]. 2019 [Cited 2021 jan 12];(7). ISSN 2317-6571. Available: https://revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9831.
Benevides JL, Coutinho JFV, Pascoal LC, Joventino ES, Martins MC, Gubert FA et al. Development and validation of educational technology for venous ulcer care. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2016 [Cited 2021 feb 15];50(2):309-16. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016000200309. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000200018.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Array