Resumo
Objetivos: Caracterizar os adolescentes com situação de reprovação escolar e investigar sua associação com a vivência de bullying e consumo de álcool/maconha. Método: Estudo epidemiológico, do tipo corte transversal, cujos participantes foram adolescentes de uma escola pública do município de Salvador, Bahia, Brasil. Para verificar associação entre variáveis, utilizou-se o teste do x2 através do programa Stata. Resultado: O estudo identificou associação significativa entre reprovação escolar e consumo de álcool. Com o bullying direto, apresentou uma relação do tipo Borderline. Também sem significância estatística, a reprovação escolar está ainda associada com o bullying relacional e consumo de maconha. Discussão: Considerando a associação entre reprovação escolar e consumo de bebidas alcoólicas na adolescência, o estudo possibilita identificar grupo de adolescentes, para os quais devem ser priorizadas ações de educação em saúde. Conclusão: O consumo de álcool e a vivência de bullying direto por adolescentes os vulnerabilizam para a reprovação escolar.
Referências
Silva PBC, Rezende NC, Quaresma TCC, Chrispino A. Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Médio em 15 anos (1999 e 2014). Ensaio: aval pol públ Educ [Internet]. 2016 [cited 2017 Oct 9];24(91):445-76. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0104-40362016000200445&lng=en& nrm=iso
Ministério da Educação (Brasil), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Taxa de Aprovação nos Níveis de Ensino Fundamental de 8 e 9 Anos e Médio, divididos por série, segundo a Região. 2016. Available from: http://dados.gov.br/dataset/taxas-de-rendimento-escolar-na-educacao-basica
Sampaio JMC, Santos GV, Oliveira WA, Silva JL, Medeiros M, Silva MAI. Prevalência de bullying e emoções de estudantes envolvidos. Texto contexto - enferm., Florianópolis [internet]. 2015 [Cited 2017 fev 10]; 24 (2): 344-352. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000200344&lng=en&nrm=iso. DOI http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015003430013.
Velázquez JAV, Meléndez MAM, López MM, Robles NO, Ito DF, Gamiño MB et al. Tendencias del uso de drogas en la Ciudad de México: Encuesta de estudiantes, octubre 2012. Salud Ment [internet]. 2014 [Cited 2017 fev 10]; 37 (5): 423-435. Available from: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-33252014000500009&lng=es&nrm=iso.
Cunha EO, Dazzani MVM. A escola e o adolescente em conflito com a lei: desvelando as tramas de uma difícil relação. Educ. rev., Belo Horizonte [internet]. 2016 [Cited 2017 fev 10]; 32 (1): 235-259. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100235&lng=e&nrm=iso. DOI http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698144008.
Izidoro GSL, Santos JN, Oliveira TSC, Martins-Reis VO et al. A influência do estado nutricional no desempenho escolar. Rev. CEFAC, São Paulo [internet]. 2014 [Cited 2017 fev 09]; 16 (5): 1541-1547. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501541&lng=en&nrm=iso. DOI http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201417313.
Osti A, Martinelli SC. Desempenho escolar: análise comparativa em função do sexo e percepção dos estudantes. Educação e Pesquisa [internet]. 2014 [Cited 2017 fev 09]; 40 (1): 49-59. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ep/2013nahead/aop1200.pdf.
Franceschini VLC, Miranda-Ribeiro P, Gomes, MMF. A cor da reprovação: fatores associados à reprovação dos alunos do ensino médio. Educação e Pesquisa, São Paulo [internet]. 2016 [Cited 2017 jan 22]; 42 (3): 773-786. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000300773&lng=en&nrm=iso. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201609149965.
Dalcin CB. Backes DS, Zanatta FB, Sousa FGM, Siqueira HCH, Oliveira AMN. Fatores associados à violência em escolares: ampliando saberes e práticas para a enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis [internet]. 2016 [Cited 2017 fev 09]; 25 (4): e4530014. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000400322&lng=en&nrm=iso. DOI http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016004530014.
Dutra-Thome L, Pereira AS, Koller SH. O desafio de conciliar trabalho e escola: características sociodemográficas de jovens trabalhadores e não-trabalhadores. Psic. Teor. e Pesq., Brasília [internet]. 2016 [Cited 2017 jan 21]; 32 (1): 101-109. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000100101&lng=en&nrm=iso. DOI http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722016011944101109.
Altamimi D, Almuneef M, Albuhairan F, Saleheen H. Examining the relationship between child maltreatment and school performance in public schools in Saudi Arabia: a pilot study. Scand J Public [internet]. 2017 [cited 2017 Oct 12];5(45):536-42. Available from: vitahttp:// journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/14 03494817703211?url_ver=Z39.88-2003&rfr_ id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_ pub%3DpubmedarticleCitationDownloadconteiner
Backes DS, Zanatta FB, Costenaro RS, Rangel RF, Vidal J, Kruel CS et al. Indicadores de risco associados ao consumo de drogas ilícitas em escolares de uma comunidade do sul do Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro [internet]. 2014 [Cited 2017 jan 08]; 19 (3): 899-906. Available from: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300899&lng=en&nrm=iso>.
Taborda JÁ, Silva FC, Ulbricht L, Neves EB. Consequências da gravidez na adolescência para as meninas considerando-se as diferenças socioeconômicas entre elas. Cad. saúde colet., Rio de Janeiro [internet]. 2014 [Cited 2017 fev 12]; 22 (1): 16-24. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2014000100016&lng=pt&nrm=iso DOI http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201400010004.
Masilo GM, Davhana-Maselesele M. Experiences of mothers of sexually abused children in North-West province, post disclosure. Curationis, Pretoria [internet]. 2016 [Cited 2017 fev 09]; 39 (1): 1-9. Available from:<http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2223-62792016000100018&lng=pt&nrm=iso DOI http://dx.doi.org/10.4102/curationis.v39i1.1659.
Calitz FJW, Jongh NJ, Horn M, Nel ML, Joubert G. Children and adolescents treated for post-traumatic stress disorder at the Free State Psychiatric Complex. S. Afr. j. psyc., Cape Town [internet]. 2014 [Cited 2017 jan 22]; 20 (1): 15-20. Available from: http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2078-67862014000100004&lng=pt&nrm=iso
Santos RM, Gomes NP, Mota RS, Gomes NP, Couto TM, Araújo GS. Reprovação escolar e aspectos sociais e de saúde: estudo transversal com adolescentes. Rev baiana enferm 2017;32:e21827. Avaliable from: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v32.21827
Orpinas P, Raczynski K. School Climate Associated with School Dropout Among Tenth Graders. Pensamiento Psicológico, Cali [internet]. 2016 [Cited 2017 jan 22]; 14 (1): 9-20. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89612016000100002&lng=en&nrm=iso DOI http://dx.doi.org/10.11144/Javerianacali.PPSI14-1.scsd.
Afifi TO, Macmillan HL, Boyle M, Taillieu T, Cheung K, Sareen J. Child abuse and mental disorders in Canada. CMAJ [internet]. 2014 [Cited 2017 jan 22]; 186 (9): E324-32. Available from: http://www.cmaj.ca/content/186/9/E324.full.pdf+html DOI http:// dx.doi.org/10.1503/cmaj.131792.
Hildebrand NA, Celeri EHRV, Morcillo AM, Zanolli ML. Domestic violence and risk for mental health in childhood and adolescence. Psicol Reflex Crit [Internet]. 2015 [cited 2017 Mar 6];28(2):213-21. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S010279722015000200213&lng= pt&nrm=isso
Paixão GPN, Gomes NP, Diniz NMF, Couto TM, Vianna LAC, Santos SMP. Situações que precipitam conflitos na relação conjugal: o discurso de mulheres. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2014 [Cited 2017 fev 02]; 23 (4): 1041-1049. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072014000401041&lng=en DOI http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014003290013
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Array