Comunicação e (in)segurança em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica: estudo descritivo

Resumo

Objetivo: Verificar a comunicação, por meio da passagem de plantão, da equipe de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e sua interface com a segurança do paciente. Método: Estudo descritivo, quantitativo, em processo de execução, em quatro hospitais universitários paranaenses, no período de maio a setembro de 2015. Os dados serão coletados em Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas, por meio de observação não participante de passagens de plantão da equipe de enfermagem. Até o momento, obtiveram-se 37 passagens de plantão. Os resultados serão analisados por meio de estatística descritiva, através do Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 20 e discutidos com base na literatura alusiva aos temas comunicação e segurança do paciente. Espera-se que os resultados se traduzam em conhecimento a ser aplicado em processos que melhorem a comunicação da equipe de enfermagem e; promovam cuidados seguros.

Descritores: Segurança do Paciente; Comunicação; Unidades de Terapia Intensiva; Enfermagem.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20155281
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Referências

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