Resumen
Objetivo: Verificar a comunicação, por meio da passagem de plantão, da equipe de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e sua interface com a segurança do paciente. Método: Estudo descritivo, quantitativo, em processo de execução, em quatro hospitais universitários paranaenses, no período de maio a setembro de 2015. Os dados serão coletados em Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas, por meio de observação não participante de passagens de plantão da equipe de enfermagem. Até o momento, obtiveram-se 37 passagens de plantão. Os resultados serão analisados por meio de estatística descritiva, através do Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 20 e discutidos com base na literatura alusiva aos temas comunicação e segurança do paciente. Espera-se que os resultados se traduzam em conhecimento a ser aplicado em processos que melhorem a comunicação da equipe de enfermagem e; promovam cuidados seguros.
Descritores: Segurança do Paciente; Comunicação; Unidades de Terapia Intensiva; Enfermagem.
Citas
Moura GMSS, Magalhães AMM. Eventos adversos relacionados à assistência em serviços de saúde: principais tipos. In: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Assistência Segura: uma reflexão teórica aplicada à prática. 1 ed. Brasília: Anvisa; 2013. p. 65-78.
Keenan G, Yakel E, Lopez KD, Tschannen D, Ford Y. Challenges to nurses’ efforts of retrieving, documenting, and communicating patient care information. J Am Med Inform Assoc [internet]. 2013 Mar 1 [Cited 2015 Aug 3] 20(2). Available from: http://jamia.oxfordjournals.org/content/20/2/245.full. doi: http://dx.doi.org/10.1136/amiajnl-2012-000894
Gonçalves MI. Comunicação na passagem de plantão da equipe de enfermagem em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais e fatores relacionados à segurança do paciente [dissertação]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 2012.