Trajetória de vida dos pescadores vítimas de lesão medular por mergulho: experiências, representações sociais e estresse
HTML
EPUB
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF
PDF (Español (España))
PDF (English)
EPUB (English)
EPUB (Español (España))

Palavras-chave

spinal cord injury
Stress
fishery
Men's Health
theory of social representations. Lesión medular
Estrés
Pesca
Salud del Hombre
Teoría de las representaciones sociales. Lesão Medular
Estresse
Pesca
Saúde do Homem
Teoria das Representações Sociais.

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: analisar as representações sociais, níveis de estresse e experiências dos pescadores vítimas de lesão medular por acidente de mergulho. Método: estudo exploratório-descritivo com dados quantitativos, qualitativos e representacionais. Desenvolvido em colônias de pescadores de nove praias do litoral Norte/RN, com 44 pescadores, entre outubro de 2013 a agosto de 2014. Utilizou-se entrevista semiestruturada, questões fechadas e semiabertas, dados analisados por meio de estatística descritiva e analítica do software ALCESTE à luz da análise da Teoria das Representações Sociais e análise de conteúdo. Resultados: Os participantes eram do sexo masculino, média de idades de 49,6 anos, ensino fundamental (68,2%), casados (77,3%) e com sequela de paraplegia (50%). Os dados qualitativos originaram sete categorias. Conclusão: as representações sociais sobre a Lesão Medular se encontram em momento de transição entre o antes e depois com atividade da pesca impedida, enfrentamento da situação com potenciais remanescentes e acometimento de estresse.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20155137
HTML
EPUB
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF
PDF (Español (España))
PDF (English)
EPUB (English)
EPUB (Español (España))

Referências

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de Atenção à Pessoa com Lesão Medular / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas e Departamento de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

AMERICAN COLLEGE OF SURGEONS. Atendimento pré-hospitalar ao traumatismo. PHTLS/NAEMT: 7ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Brand CI, Fontana RT, Santos AV. A saúde do trabalhador em radiologia: algumas considerações. Texto & Contexto Enferm. 2011; 20(1):68-75.

Andrade, L.T, Araújo, EG, Andrade, KRP, Souza, DRP, Garcia, TR, Chianca, TCM. Disreflexia autonômica e intervenções de enfermagem para pacientes com lesão medular. Rev. Esc. Enferm. USP. v.47, n.1: São Paulo, feb. 2013. Diponivel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342013000100012&script=sci_arttext>. Acesso em: 07 jan. 2015.

Bardin L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70; 2004