Competências dos estudantes na disciplina de administração em enfermagem: pesquisa exploratório-descritiva
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Palavras-chave

Enfermagem
Administração em Enfermagem
Competência Profissional Curso de Enfermería
Administración en Enfermería
Docente de Enfermería Curso de Enfermagem
Administração em Enfermagem
Docente de Enfermagem

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Resumo

Objetivo: identificar as competências envolvidas no processo de aprendizado do estudante de Administração em Enfermagem. Método: pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, realizada com docentes de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) privadas (n=10) e seis públicas (n=15) no Paraná. Foram realizadas entrevistas e analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados: categorias: A. Competências gerais alcançadas no processo de aprendizado de Administração em Enfermagem: 1. Liderança, 2. Administração e Gerenciamento, 3. Comunicação, 4. Tomada de Decisão, 5. Educação Permanente; B. Competências específicas alcançadas no processo de aprendizado de Administração em Enfermagem: 6. Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Discussão: as competências elencadas pelos docentes no processo de aprendizado são as mesmas descritas pelas diretrizes, o que comprova um comprometimento legal na formação dos enfermeiros. Conclusão: o desenvolvimento das competências em Administração em Enfermagem estão em consonância as diretrizes curriculares. A competência com maior destaque foi a liderança, seguida por administração e gerenciamento.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20144770
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