Abstract
Objetivo: identificar as competências envolvidas no processo de aprendizado de Administração em Enfermagem. Método: investigação do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, realizada em cinco Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e seis públicas do sul do Brasil. Participaram 25 docentes, sendo 10, de instituições privadas e 15, de instituições públicas. Foram realizadas entrevistas gravadas, e analisadas através da análise de conteúdo. Resultados: formaram-se as seguintes categorias: A.Competências gerais alcançadas no processo de aprendizado de Administração em Enfermagem: 1. Liderança, 2. Administração e Gerenciamento, 3. Comunicação, 4. Tomada de Decisão, 5. Educação Permanente; B. Competências específicas alcançadas no processo de aprendizado de Administração em Enfermagem: 7. Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Discussão: as competências elencadas pelos docentes no processo de aprendizado são as mesmas descritas pelas Diretrizes, o que comprova que os docentes seguem de forma comprometida na formação dos enfermeiros. Conclusão: a competência com maior destaque foi a liderança.
Descritores: Educação em Enfermagem; Competência Profissional; Pesquisa em Administração de Enfermagem.
References
Silva VLS, Camelo SHH. A competência da liderança em enfermagem: conceitos, atributos essenciais e o papel do enfermeiro líder. Rev enferm UERJ 2013; 21(4):533-9.
Rothbarth S, Wolff LDG, Peres AM. O desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro na perspectiva de docentes de disciplinas de administração aplicada à enfermagem. Texto & contexto enferm 2009; 18(2):321-9.
Cassiano NA, Santos TR, Souza MB et al. The management of health services in the perspective of the humanist administration theory. Rev Enferm UFPE 2011; 5(8):2060-65.
Santos I, Erdmann AL, Santos JLG, Klock P, Martins VV, Brandão ES. The education of healthcare management: a view from the graduates – theory based on data. Online braz j nurs [Internet]. 2012 December [Cited 2013 Dec 21]; 11(3):621-37. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3924.
Caveião C, Coelho ICMM, Zagonel IPS. The production of knowledge on nursing managerial skills: na intregative review. Rev enferm UFPE 2013; 7(esp):910-8.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. 2001.
Montezeli JH, Peres AM. Competência gerencial do enfermeiro: conhecimento publicado em periódicos brasileiros. Cogitare enferm 2009; 14(3):553-8.
Brasil. Ministério da Saúde. Resolução N° 466, de 12 de Dezembro de 2012. Trata de pesquisas e testes em seres humanos. 2012.
Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.
Almeida ML, Peres AM. Relevance and level of application of management competencies in nursing. Invest educ enferm 2012; 30(1):66-76.
Jiménez GMA, Arrubla CPL. Relevancia y nivel de aplicación de las competencias de gestión en enfermería. Invest educ enferm 2013; 31(1): 8-19.
Lima TC, Paixão FRC, Cândido EC, Campos CJG, Ceolim MF. Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente. Rev bras enferm 2014; 67(1):133-140.
Moura GMSS, Magalhaes AMM, Dall’agnol CM, Juchem BC, Marona DS. Liderança em enfermagem: análise do processo de escolha das chefias. Rev latino-am enferm 2010; 18(6):1-9.
Keiser DE, Serbim AK. Diretrizes curriculares nacionais: percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem. Rev gaucha enferm 2009; 30(4):633-40.
Caveião C, Hey AP, Montezeli JH. Administração em enfermagem: um olhar na perspectiva do pensamento complexo. Rev enferm UFSM 2013; 3(1):79-85.
Santos JLG, Prochnow AG, Silva DC, Cassettari SSR, Guerra ST, Erdmann AL. Managerial communication in hospital nursing: obstacles and how to overcome them. Online braz j nurs [Internet]. 2012 September [Cited 2013 Apr 21]; 11 (2): 392-407. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3761.
Damasceno C, Silvino ZR, Christovan BP, Vidigal PD. Competências gerenciais do enfermeiro: a visão dos professores de administração da escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa. R pesq cuid fundam 2010; 2(Ed. Supl.):1003-7.
Paranhos VD, Mendes MMR. Competency-based curriculum and active methodology: perceptions of nursing students. Rev latino-am 2010; 18(1):1-7.
Ribeiro JMS. Autonomia profissional dos enfermeiros. Rev enferm ref 2011; 3(5):27-36.
Simões TR, Vannuchi MTO, Silva LG, Haddad MCL, Jenal S. Continuing education as conceives by nurses in a high-complexity philanthropic hospital. Rev enferm UERJ 2013; 21(esp.1):642-7.