Resumo
Originado do projeto de dissertação vinculado ao programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense, este estudo busca refletir sobre a prática da preceptoria realizada por enfermeiros na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Itaboraí, RJ. Objetivos: Conhecer as percepções de preceptores sobre a ESF como cenário de formação profissional; Identificar as potencialidades e as limitações de preceptores no processo de formação de enfermeiros na ESF; Analisar as estratégias apropriadas pelos preceptores para reorientar a prática de formação; Propor oficina de capacitação e sensibilização para enfermeiros preceptores com propósito de qualificar a formação nos e para os serviços. Método: Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista e observação participante com enfermeiros que atuam ou atuaram como preceptores de graduandos de enfermagem.Referências
Barreto VHL, Monteiro ROS, Magalhães GSG, Almeida RCC, Souza LN. Papel do preceptor da atenção primária em saúde na formação da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco – um Termo de Referência. Rev bras educ méd. 2011; 35 (4): 578-83
Cezario JEP, Daher DV. Partnership between education and the workplace for the development of new nurses: an exploratory study. Online braz j nurs [Internet]. 2012 Oct [cited 2013 Sept 5]; 11 (2):492-5. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3955. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.2012S018
Minayo MCS, organizadora. Pesquisa Social: teoria, metodologia e criatividade. 31. ed. Petrópolis: Vozes; 2012