Benefícios do lúdico no cuidado à criança com câncer na percepção da enfermagem: estudo descritivo
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Arquivos suplementares

Parecer Consubstanciado Aprovado
BENEFITS OF THE PLAYFUL IN THE CARE TO CHILD WITH CANCER HOSPITALIZED: DESCRIPTIVE STUDY
BENEFÍCIOS DO LÚDICO NO CUIDADO À CRIANÇA COM CÂNCER HOSPITALIZADA: ESTUDO DESCRITIVO

Palavras-chave

Play and Playthings
Child
Hospitalized
Pediatric Nursing
Neoplasms Juego e Implementos de Juego
Niño Hospitalizado
Enfermería Pediátrica
Neoplasias Jogos e Brinquedos
Criança Hospitalizada
Enfermagem Pediátrica
Neoplasias

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Descrever os benefícios da utilização do lúdico durante a assistência à criança com câncer hospitalizada, na percepção da equipe de enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com a equipe de enfermagem de um setor de internação pediátrica que atende crianças com câncer. A coleta de dados foi realizada por observação não participante e entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados pela análise temática. Resultados: Entre os benefícios do uso do lúdico, destacam-se a melhor adesão ao tratamento, o aumento do vínculo entre equipe e criança, e a melhor aceitação dos cuidados. Discussão: na percepção dos profissionais, o lúdico facilita o processo de adaptação da criança ao hospital e também aumenta o vínculo entre ela e a equipe de enfermagem. Conclusão: O lúdico traz benefícios para a criança durante a hospitalização, pois facilita sua adaptação, além disso, possibilita uma assistência prestada pela equipe de forma mais qualificada e humanizada.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20144314
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

Instituto Nacional do Câncer (BRASIL). Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração e serviço. Instituto Nacional do Câncer. -3ª ed. rev. atual. ampl. Rio de Janeiro: INCA; 2008.

Salci MA, Marcon SS. A convivência com o fantasma do câncer. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 mar;31(1):18-5.

Hockenberry MJ, Wilson D, Winkelstein ML. Wong fundamentos da enfermagem pediátrica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Silva LF, Cabral IE, Christoffel MM. The (im)possibilities of play for children with outpatient cancer treatment. Acta Paul Enferm. 2010; 23(3): 334-40.

Nascimento LC, Oliveira FCS; Moreno MF; Silva FM. Cuidado espiritual: componente essencial da prática da enfermeira pediátrica na oncologia. Acta Paulista Enfermagem 2010; 23(3):437-40.

Mendes LR, Broca PV, Ferreira MdeA. A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental. Esc. Anna Nery Rev Enferm. 2009, jul-set; 13 (3): 530-36

Gomes ILV, Queiroz MVO, Bezerra LLdeA, Souza NPG. A hospitalização no olhar de crianças e adolescentes. Cogitare Enferm. 2012 out/dez; 17(4):703-09.

Leon PAP, Nobrega MML. Diagnóstico de enfermagem em crianças hospitalizadas utilizando a NANDA-I: estudo de caso. Online braz j nurs [Internet]. 2012 [Citado em 23 fev 2013] 11 (1). Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3553. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20120007

Vygotsky LS. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2007.

Beuter M, Alvim NAT. Expressões lúdicas no cuidado hospitalar sob a ótica de enfermeiras. Esc. Anna Nery Rio de Janeiro, 2010. jul/set; 14(3)3.

Cruz DSM, Collet N, Marques DKA. Importance of using therapeutic toys in care of children with diabetes type 1. J Nurs UFPE on line. 2012, apr; 6(4):858-62

Maia EBS, Ribeiro CA, Borba RIH. Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança Rev Esc Enferm. USP, 2011; 45(4):839-46

Minayo MCS. Los conceptos estructurantes de la investigación. Salud Coletiva. 2010; 6(3): 251-61.

Fontanella BJB, Luchesi BM, Saidel MGB, Ricas J, Turato ER, Melo DM. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública. 2011; 27(2): 389-94.

Marileno GS, Santos G, Pereira D. Estratégias lúdicas na assistência ao paciente pediátrico: aplicabilidade ao ambiente cirúrgico. Rev. SOBECC São Paulo, 2013; abr/jun; 18(2): 57-66.

Cruz DSM, Virgínio NA, Maia FSB, Martins DL, deOliveira AMS. Brinquedo terapéutico: revisão integrativa. Rev enferm. UFPE on line. 2013, mai; 7(5):1443-48.

Dias JJ, Silva APC, Freire RLS, Andrade ASA. Experience of children with cancer and the importance of recreational activities during hospitalization. Rev Min Enferm. 2013, jul/set; 17(3): 614-19.

Pontes CM, Kurashima AY. Criança com câncer: revisão de literatura sobre sinais e sintomas presentes na fase de cuidados paliativos. Rev Soc Bras Enferm Pediatr. 2009; 9(1):27-31.

Artilheiro APS, Almeida FA, Chacon JMF. Use of therapeutic play in preparing preschool children for outpatient chemotherapy.Actapaul. enferm. [Internet]. 2011 [cited 2014 marc 04]; 24(5):611-616. Availble from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v24n5/en_03v24n5.pdf

Silva D F, Corrêa I. Reflexão sobre as vantagens, desvantagens e dificuldades do brincar no ambiente hospitalar. Rev Min Enferm. 2010; 14(1):37-42.