Resumo
precarização do trabalho é um fenômeno de caráter destrutivo que expropria, o trabalhador, de direitos historicamente conquistados e distorce a dimensão ontológica do trabalho e a qualidade dos serviços prestados. Estes valores neoliberais vêm sendo reproduzidos nas práticas educacionais e, consequentemente, atravessam a dignidade do trabalhador no Sistema Único de Saúde. Objetivo: legitimar o papel da formação pedagógica como lócus privilegiado para reflexão e formulação de estratégias de enfrentamento ao trabalho precarizado no SUS. Método: pesquisa de campo, de natureza qualitativa, utilizando o método dialético com pesquisa-ação. Cenário: unidade básica de Saúde Coletiva no município de Niterói. Sujeitos: profissionais de saúde e estagiários que não se enquadrem na função de servidor público estável. Conforme a resolução 196/96, os aspectos éticos que envolvem a pesquisa em seres humanos serão respeitados.
Referências
Antunes Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2ª edição – São Paulo : Boitempo, 2009 ( mundo do Trabalho).
Camargo T.Meier M.Lacerda M.Sarquis L. Sociopolitical knowing and healthcare workers: reflection Online Brazilian Journal OfNursing. 2008 November 21; 2012 June 30]; http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/1899
Santos Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na Pós-Modernidade. 12ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2008.