Formação profissional e crise do trabalho: contradições no sus: método dialético
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Palavras-chave

Precarização do trabalho
Formação pedagógica em saúde
Profissional reflexivo. Precarização do trabalho
Formação pedagógica em saúde
Profissional reflexivo.

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Resumo

precarização do trabalho é um fenômeno de caráter destrutivo que expropria, o trabalhador, de direitos historicamente conquistados e distorce a dimensão ontológica do trabalho e a qualidade dos serviços prestados. Estes valores neoliberais vêm sendo reproduzidos nas práticas educacionais e, consequentemente, atravessam a dignidade do trabalhador no Sistema Único de Saúde. Objetivo: legitimar o papel da formação pedagógica como lócus privilegiado para reflexão e formulação de estratégias de enfrentamento ao trabalho precarizado no SUS. Método: pesquisa de campo, de natureza qualitativa, utilizando o método dialético com pesquisa-ação. Cenário: unidade básica de Saúde Coletiva no município de Niterói. Sujeitos: profissionais de saúde e estagiários que não se enquadrem na função de servidor público estável.  Conforme a resolução 196/96, os aspectos éticos que envolvem a pesquisa em seres humanos serão respeitados.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.2012S019
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Referências

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