Percepções de docentes sobre sua corporeidade no ensino de enfermagem: estudo fenomenológico
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Palavras-chave

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Education
Nursing Educación en Enfermería
Docentes
Investigación Cualitativa Docentes
Educação em Enfermagem

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Resumo

Introdução: O tema corporeidade é atributo significativo na formação em enfermagem, pois trata do ensino do cuidado humano. Objetivo: Compreender como a docente de enfermagem percebe seu corpo na atuação profissional. Método: Estudo qualitativo, fundamentado no referencial filosófico de Merleau-Ponty, realizado em 2009, com dez docentes de enfermagem de uma universidade pública do Estado do Paraná. Resultado: A docente de enfermagem demonstra consciência do corpo na prática pedagógica, além dos aspectos biológicos. Atribui ao corpo significados como facilitador de relações interpessoais e como instrumento de ensino, que repercutem na aprendizagem teórica e prática, ao mesmo tempo em que percebe a repercussão do processo de trabalho sobre sua vida e seu corpo. Conclusão: Reconhecer-se como corporeidade e compreender sua relação, no ambiente da profissão, possibilitará um fazer pedagógico, propiciando melhor interação docente-aluno, docente-docente e docente-equipe de saúde e facilitando o conhecimento de si e de suas relações interpessoais nas atividades profissionais.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20120042
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