Percepções de docentes sobre sua corporeidade no ensino de enfermagem: estudo fenomenológico
HTML
HTML (Español (España))
HTML (English)
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Arquivos suplementares

Untitled

Palavras-chave

Faculty
Education
Nursing Educación en Enfermería
Docentes
Investigación Cualitativa Docentes
Educação em Enfermagem

PlumX Metrics

Resumo

Introdução: O tema corporeidade é atributo significativo na formação em enfermagem, pois trata do ensino do cuidado humano. Objetivo: Compreender como a docente de enfermagem percebe seu corpo na atuação profissional. Método: Estudo qualitativo, fundamentado no referencial filosófico de Merleau-Ponty, realizado em 2009, com dez docentes de enfermagem de uma universidade pública do Estado do Paraná. Resultado: A docente de enfermagem demonstra consciência do corpo na prática pedagógica, além dos aspectos biológicos. Atribui ao corpo significados como facilitador de relações interpessoais e como instrumento de ensino, que repercutem na aprendizagem teórica e prática, ao mesmo tempo em que percebe a repercussão do processo de trabalho sobre sua vida e seu corpo. Conclusão: Reconhecer-se como corporeidade e compreender sua relação, no ambiente da profissão, possibilitará um fazer pedagógico, propiciando melhor interação docente-aluno, docente-docente e docente-equipe de saúde e facilitando o conhecimento de si e de suas relações interpessoais nas atividades profissionais.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20120042
HTML
HTML (Español (España))
HTML (English)
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Referências

Montenegro Medina MA, Ornstein Letelier C, Tapia Ilabaca PA. Cuerpo y corporalidad desde el vivenciar femenino. Acta Bioethica. 2006; 12(2):165-8.

Ortega F. Corporeidade e biotecnologia: uma crítica fenomenológica da construção do corpo pelo construtivismo e pela tecnobiomedicina. Cienc Saúde Colet. 2007; 12(2):381-8.

Araiza A, Gisbert G. Transformaciones del cuerpo en psicología social. Psic Teor Pesq. 2007; 23(1):111-17.

Nóbrega TP. Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educ Soc. 2005; 26(91):599-615.

Merleau-Ponty M. Fenomenologia da percepção. Trad. de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes; 2006.

Ferreira FR. A produção de sentidos sobre a imagem do corpo. Interface - Comunic, Saúde, Educ. 2008; 12(26):471-83.

Martins JT, Robazzi MLCC. The production of meanings regarding body image. Rev Gaúcha Enferm. 2006; 27(2):284-90.

Larsson J, Inger, H. Phenomenographic or phenomenological analysis: does it matter? Examples from a study on anaesthesiologists’work International. Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being. 2007; 2:55-64.

Josgrilberg RS. O método fenomenológico e as ciências humanas. In: Castro DSP, Azar FP, Piccino JD, Josgrilberg RS. Fenomenologia e análise do existir. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo; Sobraphe; 2000. p. 75-93.

Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 3, de 07 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília (DF): Ministério da Educação; 2001.

Madeira MZA, Lima MGSB. A prática pedagógica das professoras de enfermagem e os saberes. Rev Bras Enferm. 2007; 60(4):400-4.

Mansour TB, Porter E J. Educators’ experience of teaching nursing research to undergraduates. West J Nurs Res. 2008; 30(7):888-904.

Bonafini BA, Pozzilli P. Body weight and beauty: the changing face of the ideal female body weight. Obesity Reviews. 2011; 12(1):62-5.

Guimarães A, Teixeira M. Vivenciando o preparo do corpo após a morte: fundamentada em Merleau-Ponty. Online Braz J Nurs [Internet] 2010, 9(2). [citado 2011 mai 28]. Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2010.3011/671

Nobrega-Therrien SM, Guerreiro MGS, Moreira TMM, Almeida MI. Political Pedagogical Project: conception, construction and evaluation in nursing. Rev Esc Enferm USP. 2010; 44(3):679-686.

Moya JLM, Parra SC. La enseñanza de la enfermería como una práctica reflexiva. Texto Contexto Enferm. 2006; 15(2):303-311.

Fonseca RMGS. Gênero e saúde-doença: uma releitura do processo saúde doença das mulheres. In: Fernandes RAQ, Narchi NZ, org. Enfermagem em saúde da mulher. São Paulo: Manole; 2007. p. 30-61.

Lemos JC. Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários [tese]. Florianópolis: Universidade Federal Santa Catarina; 2005.

Lopes DFM, Merighi MAB, Garanhani ML. Construção histórica da corporeidade da mulher. Cienc Cuid Saude. 2010; 9(2):398-403.