Resumo
Método: Estudo descritivo exploratório que será desenvolvido no ambulatório de cirurgia abdômino-pélvica do Hospital de Câncer I, localizado no município do Rio de Janeiro. Os sujeitos serão pacientes de cirurgia por neoplasia colorretal com confecção do estoma intestinal provisório. Objetivos: 1-Elaborar um protocolo de ações educativas de cuidado de enfermagem ao paciente em cirurgia por neoplasia colorretal com confecção do estoma intestinal provisório; 2-Aplicar o protocolo; 3-Discutir o protocolo de ações educativas do cuidado de enfermagem ao paciente submetido à cirurgia colorretal com confecção do estoma intestinal provisório, a partir do seu autocuidado. Os resultados serão confrontados, categorizados e analisados à luz da teoria do Autocuidado de Orem e de outros autores pertinentes à temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Nacional de Câncer em 19/07/2011 sob nº CAAE-0008.0.007.007-11.
Referências
Schwartz MP. Teixeira ER. A Complexidade do Cuidar nos Pacientes com Estoma Intestinal por Câncer Colorretal.In: Anais do 4ª Simpósio Nacional ENFCUIDAR- O Cuidar em Saúde e Enfermagem. p.448-450. Disponível em HTTP://sites.google.com/site/enfcuidar. Acessado em 12-07-2011.
Espírito Santo FH, Porto IS. Cuidado de enfermagem: saberes e fazeres de enfermeiras novatas e veteranas no cenário hospitalar. 2ª Ed. Rio de Janeiro. UFRJ/EEAN. 2008. 190 p.
Santos GS, Leal SMC, Vargas MA.Conhecendo as Vivências de Mulheres Ostomizadas: contribuições para o planejamento do cuidado de enfermagem.Online Brazilian Journal of Nursing, Vol.5(1). 2006. Disponível em http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/viewArticle/82/87.