Significando a práxis do enfermeiro de hemodiálise: contribuições ao cuidado de enfermagem - Teoria Fundamentada
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF
HTML (English)
PDF (English)

Palavras-chave

Hemodialysis
Specialties
Nursing Practice Enfermería
Diálisis Renal
Atención de Enfermería Enfermagem
Diálise renal
Cuidado de enfermagem

PlumX Metrics

Resumo

Este estudo está vinculado ao programa de mestrado da pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem como objetivo caracterizar o significado do cuidado de enfermagem paraenfermeiros que trabalham em hemodiálise; Identificar de atuação do enfermeiro na hemodiálise: o contexto dos cuidados , Estratégias para a ação / interação, os fatores intervenientes relacionados e asimplicações para o cuidado, analisar a dinâmica de atendimento de hemodiálise na busca doentendimento da distinção ea complementaridade entre a expressiva e processual, para propor a teoria substantiva Relacionando o significado atribuído à assistência por nefrologista com as enfermeiras de cuidados oferecidos aos clientes em hemodiálise, com vista a recuperação do ser humano. Qualitativafundamentada estudo da teoria do tipo usando o interacionismo simbólico teórico. O cenário é um hospital universitário no Rio de Janeiro e os sujeitos são enfermeiros que trabalham em hemodiálise. Para a coleta de dados serão entrevistas semi-estruturadas e observação sistemática APROVADOS. A análise vaiseguir a orientação da teoria fundamentada.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20113258
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF
HTML (English)
PDF (English)

Referências

Barbosa GS, Valadares GC. Experimentando atitudes e sentimentos: o cotidiano hemodialítico como base para o cuidar em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm 2009; 13 (1): 17-23.

Lopes CHAF, Jorge MSB. Interacionismo simbólico e a possibilidade para o cuidar interativo em enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2005; 39 (1):103-8.

Lorenzini-Erdmann A.Schaefer-Ferreira-de-Mello A.Andrade S.Drago L. Organization of care practices in the health network Online Brazilian Journal of Nursing [periódico online]. 2011 [Acesso em 2011 maio 8]; 10(1). Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3220