Jogos educativos para melhorar letramento em saúde de pessoas com diabetes: protocolo de scoping review

Resumen

Objetivo: Mapear jogos educativos para auxiliar no letramento em saíde de pessoas que vivem com DM tipo 2 para melhorar o autocuidado. Método: Protocolo guiado pelo Joanna Briggs Institute, com questão de pesquisa elaborada com PCC: População (Pessoas que vivem com diabetes mellitus tipo 2); Conceito (Jogos educativos para auxiliar na melhora do Letramento em Saúde); e Contexto (Empoderamento para o autocuidado), gerando: “Quais jogos educativos podem ser utilizados para auxiliar a melhora do LS e empoderar pessoas com DM tipo 2 quanto ao autocuidado?”. A busca será realizada na PubMed, Scopus, LILACS, Information, Science & Technology, Google Scholar, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A seleção dos artigos será em duas etapas, com dois pesquisadores e outro revisor para resolução de conflitos, utilizando o software Rayyan. A extração dos dados dar-se-á por um formulário adaptado do JBI. A análise será descritiva e os resultados serão expostos por fluxogramas, quadros e/ou tabelas. Resultados esperados: Os jogos poderão ser estratégias lúdico-educativas para trabalhar com pessoas que vivem com DM tipo 2, melhorando autocuidado. Os achados podem evidenciar lacunas existentes. Conclusão: Os achados servirão como subsídio ao tratamento não-farmacológico, melhorando autocuidado dessa população.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246732
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
EPUB (Português (Brasil))
EPUB (English)
HTML (Português (Brasil))
HTML (English)
AUDIO (English)
AUDIO (Português (Brasil))

Citas

Martins AEBL, et al. História do Letramento em Saúde: uma revisão narrativa. RUC. 2022;24(2):1-23. https://doi.org/10.46551/ruc.v24n2a1

Barbosa SP, et al. Letramento em Saúde como estratégia de promoção da saúde: um estudo de revisão narrativa. Conjecturas [Internet]. 2022[citado 2023 Mai 14];22(7). Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1155

Darenskaya MA, Kolesnikova LI, Kolesnikov SI. Oxidative Stress: Pathogenetic Role in Diabetes Mellitus and Its Complications and Therapeutic Approaches to Correction. Bull Exp Biol Med. 2021;171(2):179–89. https://doi.org/10.1007/s10517-021-05191-7

Kim MT, Kim KB, Ko J, Murry N, Xie B, Radhakrishnan K, et al. Health Literacy and Outcomes of a Community-Based Self-Help Intervention. Nurs Res [Internet]. 2020 [ citado 2023 Mai 15];69(3):210–8. Disponível em: https://journals.lww.com/10.1097/NNR.0000000000000409

Shan R, Sarkar S, Martin SS. Digital health technology and mobile devices for the management of diabetes mellitus: state of the art. Diabetologia. 2019;62(6):877–87. https://doi.org/10.1007/s00125-019-4864-7

Souza JV, et al. Tecnologias educacionais desenvolvidas para o cuidado ao paciente diabético: revisão integrativa da literatura. Rev Enferm Atenção Saúde. 2021;13(5). https://doi.org/10.25248/reas.e7014.2021

Ribas KH, Araújo AHIM. A importância do Letramento em Saúde na Atenção Primária: uma revisão integrativa da literatura. Res Soc Dev. 2021;10(16). http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i16.24063

Luz GOA, et al. Association Between Functional Health Literacy and Self-care with diabetes Mellitus. Cogitare Enferm. 2019;24. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.66452

Peters MDJ, et al. Best practice guidance and reporting items for the development of scoping review protocols. JBI Evid Synth. 2022;20(4):953-968. https://doi.org/10.11124/JBIES-21-00242

Tricco AC, Lilie E, Zarin W, O’Brien KK, Col-quhoun H, Levac D, et al. PRISMA Exten-sionforScopingReviews(PRISMA-ScR):checklist and explanation. Ann Intern Med.2018;169(7):467-73. https://doi.org/10.7326/M18-0850

Stanzel KA, Hammarberg K, Fisher, J. ‘Not everybody is an internet person’: Barriers for menopause ‐related health literacy among immigrant women from the Horn of Africa nations. Health Promot J Austr. 2021;32(1):61–68. https://doi.org/10.1002/hpja.326

Avanço LD, Lima JM. Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências. Educ Pesqui. 2020;46. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215597

Silva CS da, Soares MHFB. Estudo bibliográfico sobre conceito de jogo, cultura lúdica e abordagem de pesquisa em um periódico científico de Ensino de Química. Ciênc Educ. 2023;29. https://doi.org/10.1590/1516-731320230003

Quinones BA, Geisler SA, Ramos S. Importância do Autocuidado em Pacientes com Diabetes Mellitus. Revista JRG. 2023;6(13):2057-65. https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.816

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2024 Array