Resumo
Objetivo: Mapear jogos educativos para auxiliar no letramento em saíde de pessoas que vivem com DM tipo 2 para melhorar o autocuidado. Método: Protocolo guiado pelo Joanna Briggs Institute, com questão de pesquisa elaborada com PCC: População (Pessoas que vivem com diabetes mellitus tipo 2); Conceito (Jogos educativos para auxiliar na melhora do Letramento em Saúde); e Contexto (Empoderamento para o autocuidado), gerando: “Quais jogos educativos podem ser utilizados para auxiliar a melhora do LS e empoderar pessoas com DM tipo 2 quanto ao autocuidado?”. A busca será realizada na PubMed, Scopus, LILACS, Information, Science & Technology, Google Scholar, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A seleção dos artigos será em duas etapas, com dois pesquisadores e outro revisor para resolução de conflitos, utilizando o software Rayyan. A extração dos dados dar-se-á por um formulário adaptado do JBI. A análise será descritiva e os resultados serão expostos por fluxogramas, quadros e/ou tabelas. Resultados esperados: Os jogos poderão ser estratégias lúdico-educativas para trabalhar com pessoas que vivem com DM tipo 2, melhorando autocuidado. Os achados podem evidenciar lacunas existentes. Conclusão: Os achados servirão como subsídio ao tratamento não-farmacológico, melhorando autocuidado dessa população.
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