Tecnologias educacionais sobre suporte básico de vida para adolescentes: protocolo de scoping review

Resumen

Objetivo: mapear as produções sobre tecnologias educacionais construídas para ensinar suporte básico de vida para adolescentes. Método: Protocolo de revisão de escopo conduzido a partir da metodologia do Joanna Briggs Institute. Os achados serão reportados utilizando a extensão do checklist Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. O protocolo está na Open Science Framework. A questão norteadora foi elaborada com base no mnemônico PCC: População (adolescentes), Conceito (tecnologias educacionais) e Contexto (suporte básico de vida). Serão utilizadas três bases via Biblioteca Virtual em Saúde e quatro bases via Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Dois revisores independentes selecionarão os artigos usando os programas EndNote® e Rayyan®, obedecendo critérios de elegibilidade. O Google Scholar e as referências dos estudos primários serão consultados como estratégias adicionais. Os resultados serão apresentados em quadros, fluxograma e discussão narrativa.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236624
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))
HTML (English)
HTML (Português (Brasil))
EPUB (English)
EPUB (Português (Brasil))

Citas

American Heart Association (AHA). Diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American Heart Association [Internet]. Dallas (TX): American Heart Association; 2020 [cited 2022 May 05]. Available from: https://cpr.heart.org/-/media/CPR-Files/CPR-Guidelines-Files/Highlights/Hghlghts_2020ECCGuidelines_Portuguese.pdf

Perkins GD, Gräsner J-T, Semeraro F, Olasveengen T, Soar J, Lott C, et al. European Resuscitation Council Guidelines 2021: Executive summary. Resuscitation. 2021;161:1–60. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2021.02.003

Kua PHJ, White AE, Ng WY, Fook-Chong S, Ng EKX, Ng YY, et al. Knowledge and attitudes of singapore schoolchildren learning cardiopulmonary resuscitation and automated external defibrillator skills. Singapore Med J. 2018;59(9):487–99. https://doi.org/10.11622%2Fsmedj.2018021

Böttiger BW, Van Aken H. Kids save lives - Training school children in cardiopulmonary resuscitation worldwide is now endorsed by the World Health Organization (WHO). Resuscitation. 2015;94:A5–7. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2015.07.005

Siqueira TV, Nascimento J da SG, Regino D da SG, Oliveira JLG de, Pereira LA, Dalri MCB. Estratégias educativas de ressuscitação cardiopulmonar para leigos: revisão integrativa da literatura. Reme - Rev Min Enferm [Internet]. 2021 [2022 May 03]; 25:e-1411. Available from: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e1411.pdf

Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [cited 2022 May 09]. Available from: https://jbi-global-wiki.refined.site/space/MANUAL/4687342/Chapter+11%3A+Scoping+reviews. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): Checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467–73. https://doi.org/10.7326/m18-0850

World Health Organization (WHO). Young people’s health - a challenge for society [Internet]. Geneva: World Health Organization; 1986 [cited 2022 May 07];731:1–117. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/41720

Caetano DM, Silva FH, Melo EVD. Tecnologias educacionais e a formação docente no contexto da educação profissional e tecnológica. RBEPT. 2019;1(16):e8022. https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8022

Nietsche EA, Backes VMS, Colomé CLM, Ceratti RN, Ferraz F. Education, Care and Management Technologies : a reflection based on nursing teatchers’ conception. Rev Lat-Am Enferm. 2005;13(3):344–53. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000300009

Panchal AR, Bartos JA, Cabañas JG, Donnino MW, Drennan IR, Hirsch KG, et al. Part 3: Adult Basic and Advanced Life Support: 2020 American Heart Association Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation. 2020;142:16(suppl 2):S366–468. https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000916

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão MC. Use of the bibliographic reference manager in the selection of primary studies in integrative reviews. Texto Contexto Enferm. 2019;28: e20170204. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2017-0204

Ouzzani M. Rayyan — a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2017;(2016):1–10. http://dx.doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2023 Array