Análisis del proceso de implementación del servicio de atención al paciente con Covid-19
HTML (English)
HTML (Português (Brasil))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Português (Brasil))
EPUB
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))
PDF

Palabras clave

Pandemias
Gestión de la Práctica Profesional;
Educación Permanente pandemia
gestão da prática profissional
educação permanente em saúde. Pandemics
Practice Management
Permanent Education

PlumX Metrics

Resumen

La pandemia de COVID-19 ha exigido un enorme esfuerzo por parte de los administradores de los hospitales, desafiándolos a actuar y pensar en los flujos de atención rápidamente, adoptando estrategias de atención segura. Objetivo: Analizar el proceso de planificación e implementación de un servicio de atención al paciente con COVID-19 en un hospital universitario, a través de la experiencia de gestión diaria. Método: Este es un reporte sistemático de experiencia sobre el proceso de implementación de un flujo de atención y tratamiento en un hospital universitario para personas afectadas por COVID-19. La experiencia se registró en un diario de campo y las narrativas se sometieron a análisis de contenido. Resultados: el análisis de las narrativas permitió organizar los datos en las siguientes categorías: necesidad de seguridad profesional, formación, empatía y gestión participativa. Consideraciones finales: Es importante utilizar los procesos de trabajo y la Educación Permanente en Salud como herramientas ...

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20206405
HTML (English)
HTML (Português (Brasil))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Português (Brasil))
EPUB
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))
PDF

Citas

- Gallasch CH, da Cunha ML, Pereira LAS, Silva-Junior JS. Prevenção relacionada à exposição ocupacional: COVID-19. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2020; 28, 495-96. doi: 10.12957/reuerj.2020.49596

- Brasil MS. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Diário. Doença pelo Coronavírus 2019 (a); acesso em: 12 de abril de 2020. Disponível em:˂https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/12/COVID---ATUALIZACAO-DE-VIGILANCIA- EPIDEMIOLOGICA.pdf˃.

- Brasil MS. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Diário. Doença pelo Coronavírus 2019. (b); acesso em: 17 de abril de 2020. Disponível em:˂https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/17/COVID---ATUALIZACAO-DE-VIGILANCIA- EPIDEMIOLOGICA.pdf˃.

- Brasil MS. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Diário (16). Doença pelo Coronavírus 2019. (c); acesso em: 27 maio 2020. Disponível em:˂https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/17/COVID---ATUALIZACAO-DE-VIGILANCIA- EPIDEMIOLOGICA.pdf˃.

- Rodrigues NH, Silva LGA. Gestão da pandemia Coronavírus em um hospital: relato de experiência profissional. J. Nurs. Health [Internet]. 2020;10(n.esp.):e20104004

- Hausmann M, Peduzzi M. Articulação entre as dimensões gerencial e assistencial do processo de trabalho do enfermeiro. Texto Contexto Enferm. [Internet] 2009; 18(2), 258-265; acesso em 14 de abril de 2020. Disponível em˂:https://www.researchgate.net/publication/41395031_Articulacao_entre_as_dimensoes_gerencial_e_assistencial_do_processo_de_trabalho_do_enfermeiro?enrichId=rgreq-188c81b9eeeefb85b791c8085f772bd2-XXX&enrichSource=Y292ZXJQYWdlOzQxMzk1MDMxO0FTOjM4MTczNjQ2MzY4MzU4NEAxNDY4MDI0NDczNjk4&el=1_x_2&_esc=publicationCoverPdf˃.

- Upegui AAS. El artículo sistematización de experiencias: construcción de sentido desde una perspectiva crítica. Revista Virtual Universidad Católica del Norte.[Internet] 2010; 29; aceso em 18 de abril de 2020. Disponível em: ˂http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=194214466001˃

- Souza JF de. Sistematización: un instrumento pedagógico en los proyectos de desarrollo sustentable. Revista Internacional Magisterio. Educación y Pedagogía.[Internet] 2008; 23, 9-13; acesso em 03 de abril de 2020. Disponível em: ˂http://centroderecursos.alboan.org/ebooks/0000/0713/6_SOU_SIS.pdf˃

- Carlomagno MC, Rocha LC de. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política [Internet] 2016; 7, 1, 173-188; Acesso em 26 de abril de 2020. Disponível em: ˂https://revistas.ufpr.br/politica/article/view/45771/28756˃.

- Bardin L. Análise de conteúdo. 2011; 70ª Edição. São Paulo: Persona.

- Angelim RC de M, Rocha GS de A. Produção científica acerca das condições de trabalho da enfermagem em serviços de urgência e emergência. J. Res.: Fundam. Care [Internet] 2016; 8, 2, 3845-3859; acesso em 26 de abril de 2020. Disponívelem:˂http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/download/4473/pdf_1800˃.

- Souza NVD de O, Pires A da S, Gonçalves FG de A, Cunha L dos S, Shoji S, Ribeiro LV, Tavares KFA. Riscos ocupacionais relacionados ao trabalho de enfermagem em uma unidade ambulatorial especializada. Rev enferm UERJ [Internet] 2012; 20, 2, 609-14; acesso em 30 de abril de 2020. Disponível em ˂http://www.facenf.uerj.br/v20nesp1/v20e1a10.pdf.˃

- Mendes A da CG, de Araújo Junior JL do AC, Furtado BMASM, Duarte PO, da Silva ALA, Miranda GMD. Condições e motivações para o trabalho de enfermeiros e médicos em serviços de emergência de alta complexidade. Rev bras enferm. [Internet] 2013; 66, 2, 161-66; acesso em 30 de abril de 2020. Disponível em:˂http://www.scielo.br/pdf/reben/v66n2/02.pdf.˃

- Flores GE, Oliveira DLL de, Zocche DA de A. Educação permanente no contexto hospitalar: a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem. Trab Educ Saúde. [Internet] 2016; 14, 2, 487-504; acesso em 18 de maio de 2020.Disponívelem:˂https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198177462016000200487˃.

- Paim CC, Ilha S, Backes DS. Educação permanente em saúde em unidade de terapia intensiva: percepção de enfermeiros. Rev Pesqui Cuid Fundam. [Internet] 2015; 7, 1, 2001-2010; acesso em 14 de maio de 2020. Disponível em˂http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3586/pdf_1443˃.

- Waidman MA, Stefanelli MC, Jouclas Vanda MG. O caminhar com a teoria de Joice Travelbee na prática de enfermagem psiquiátrica – desvelando uma experiência. Cogitare Enferm. [Internet] 1998; 3, 1, 7-12; acesso em 02 de maio de2020.Disponívelem˂https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/download/44245/2677.˃

- Coelho AS. A empatia como instrumento de gestão. Intervozes: trabalho, saúde, cultura, Petrópolis, 2018; 3,2, 20-40.

- Lanzoni GMM, Magalhães ALP, Costa VT, Erdmann AL, Andrade SR de, Meirelles BHS. Tornando-se gerente de enfermagem na imbricada e complexa fronteira das dimensões assistencial e gerencial. Rev.Eletr. Enf. [Internet]. 2015, 17, 2, 322-232; acesso em 02 de maio de 2020. Disponível em ˂http://dx.doi.org/10.5216/ree.v17i2.29570˃.

- Deus AD, Melo EM. Avaliação de uma experiência de gestão hospitalar participativa no âmbito do SUS: produção de saúde, sujeitos e coletivos. Saúde debate. [Internet]. 2015; 39, 106, 601-615; acesso em 17 de maio de 2020. Disponível em:˂ https://doi.org/10.1590/0103-110420151060003003˃

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2020 Array