As condições de saúde das mulheres vendedoras ambulantes: um estudo observacional

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico e analisar as condições de saúde das mulheres vendedoras ambulantes à luz dos Determinantes Sociais de Saúde. Método: Estudo observacional, descritivo, que delimitou como sujeitos de pesquisa trabalhadoras informais que realizam a venda de mercadorias no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. Os dados serão coletados de Junho à Julho de 2014, através de questionários mistos, inseridos posteriormente em bancos de dados e importados para o software Statistical Product and Service Solutions (SPSS), onde serão analisadas por meio da estatística descritiva e analítica. Resultados Esperados: Espera-se como resultado de pesquisa, fornecer evidências científicas que nos permitam diagnosticar a situação de saúde e a demanda da população de mulheres vendedoras ambulantes. Implicações para Saúde: Os resultados implicam em criar melhores alternativas para o cuidar da saúde de forma integral, possibilitando o melhoramento da qualidade de vida dos sujeitos de pesquisa em questão.

HTML (Inglês)
HTML (Espanhol)
HTML
PDF (Inglês)
PDF (Espanhol)
PDF
EPUB (Inglês)
EPUB (Espanhol)
EPUB

Referências

Organización Internacional del Trabajo. En América Latina y el Caribe hay 127 millones trabajadores em la informalidad. Lima: O¬ficina Regional de la OIT para América Latina y el Caribe; 2013. 4p.

Freitas LV, Joventino ES, Ximenes LB, Vieira NFC, Moreira RVO. Ética do cuidado de enfermagem diante da crise ambiental. Online braz j nurs [Internet]. 2012 November [Cited 2014 Apr 8]; 11 (3): 893-06. Available from:http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3833.

World Health Organization. Closing the gap in a generation: Health equity through action on the social determinants of health. Genebra: Commission on Social Determinants of Health; 2009. 247p.

Autorizações concedidas para o armazenamento e acesso dos artigos do OBJN podem ser consultadas nos serviços de informações Diadorim ou Miguilim.