Avaliação da comunicação para melhoria da qualidade da assistência à saúde em pediatria: estudo descritivo
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Resumo (Áudio)

Palavras-chave

Pediatría
Comunicación
Historia Clínica
Calidad de la Atención en Salud
Seguridad del Paciente Pediatria
Comunicação
Prontuários
Qualidade da Assistência à Saúde
Segurança do Paciente Pediatrics
Communication
Medical Charts
Health Care Quality
Patient Safety

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Resumo

Objetivo: avaliar a qualidade da comunicação escrita da equipe multiprofissional em uma Unidade de Dependentes de Ventilação Mecânica de um hospital público pediátrico. Métodos: pesquisa descritiva quantitativa, num Hospital Público Pediátrico, em quatro etapas: identificação e priorização de um problema de qualidade; análise das causas do problema; desenvolvimento de critérios para avaliar o nível de qualidade; avaliação do nível de qualidade. Resultados: 75,0% dos não cumprimentos de critérios são sobre registro da data e hora e a utilização do prontuário eletrônico pelos enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem. Os fisioterapeutas apresentaram 32,3% de descumprimento na identificação dos profissionais, os médicos tiveram 8,3%, os enfermeiros 68,3% e os técnicos de enfermagem 86,7%. Conclusões: foi observado ausência da data e hora nos registros dos médicos e da enfermagem, baixa adesão dos médicos na evolução noturna no prontuário eletrônico, e limitação no acesso e utilização desse sistema pela equipe de enfermagem.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226587
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