Resumo
OBJETIVO: construir e validar um instrumento para avaliaçãoda qualidade da assistência hospitalar prestada no puerpério. MÉTODO: trata-se de um estudo metodológico, para construção e validação de instrumento de avaliação da qualidade da assistência no puerpério, que será analisado por juízes (peritos) e por puérperas (público alvo) para verificar a adequação dos itens.Além do anteposto, o supracitado também passará por uma correção léxica e gramatical. Validação teórica, essa se dará a partir da análise da concordância dos juízes com uso do índice Kappa (K) e Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando K≥0,80 e IVC>0,80. RESULTADOS ESPERADOS: acredita-se que a construção e validação de instrumento especifico para avaliar o puerpério seja capaz de elucidar a incorporação de boas práticas na assistência à saúde da mulher no puerpério, bem como para proporcionar à mulher e profissionais, novas possibilidades para o puerpério dentro do modelo assistencial humanizado.
Referências
Lima MRG, Coelho ASF, Salge AKM, Guimarães JV, Costa OS, Sousa TCC, et al. Alterações maternas e desfecho gravídico–puerperal na ocorrência de óbito materno. Cad Saúde Colet [Internet] 2017 [cited 2020 Apr 10];25(3):324-331. Available from: https://www.scielo.br/pdf/cadsc/v25n3/1414-462X-cadsc-1414-462X201700030057.pdf
Donabedian A. Basic approaches to assessment: structure, process and
outcome. In: Explorations in Quality Assessment and Monitoring. Ann Arbor, Michigan: Health Adiministration Press; 1980.
Pasquali L. Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM/IBAPP; 2010.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Array