Resumo
A Pesquisa-ação Participativa em Saúde (PaPS) é uma abordagem que inclui as pessoas no processo. Não é feita "nas" pessoas como sujeitos passivos que fornecem "dados", mas "com" elas para fornecer informações relevantes no sentido de melhorar as suas vidas e produzir soluções. O processo de pesquisa é visto como uma parceria com as pessoas cuja vida ou trabalho é o tema da pesquisa. A PaPS é uma proposta promissora para uma nova geração de ensaios clínicos, sobretudo em estudos de base comunitária pois produz evidência para fazer face a diversos desafios atuais como o uso de tecnologias emergentes de saúde e estratégias de envolvimento de pacientes/comunidade para cocriarem soluções úteis assim como a gestão dos dados e a emergência da epidemiologia participativa.
Referências
International Collaboration for Participatory Health Research (ICPHR). Position Paper 1:What is Participatory Health Research? [Internet]. Berlin: International Collaboration for Participatory Health Research. 2013 Maio [cited 2020 maio 12]. Available from: http://www.icphr.org/position-papers--discussion-papers/position-paper-no-1
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Array