Resumo
Objetivo: analisar a efetividade de tecnologia educativa sobre contracepção com adolescentes escolares. Método: estudo quase-experimental com 85 adolescentes do Instituto Federal do Ceará, Campus Aracati. Analisou-se a efetividade do jogo educativo por meio de testes estatísticos, comparando a diferença de conhecimento antes e depois da intervenção. Considerou-se um intervalo de confiança de 95% e valor de p<0,05 como estatisticamente significativo. Resultados: os métodos mais conhecidos foram o contraceptivo oral e o preservativo, sendo o último o mais utilizado. Os adolescentes apresentaram conhecimento prévio deficiente e após a intervenção, houve melhora considerável no nível de conhecimento, com uma diferença estatisticamente significante no somatório de acertos nos dois momentos avaliados (p<0,001). Discussão: vários estudos corroboram estes resultados, enfatizando que atividades educativas sobre contracepção na adolescência utilizando tecnologias criativas e inovadoras promovem o interesse desse grupo. Conclusão: o jogo educativo foi efetivo na melhoria do conhecimento dos adolescentes sobre contracepção.
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