Resumo
Objetivo: validar o conteúdo e o constructo e avaliar a fidedignidade de um questionário voltado para a avaliação do controle do HIV/Aids na APS. Método: estudo metodológico para validação de conteúdo de questionário, realizado com 20 especialistas, e validação de constructo e avaliação de fidedignidade, realizado com 397 profissionais de saúde da atenção primária à saúde. Resultados: 31 questões foram validadas em relação ao conteúdo, mas destas, apenas 18 foram consideradas válidas e fidedignas e permaneceram no questionário em sua versão final. Conclusão:as questões que permaneceram possibilitam a avaliação do controle da epidemia ao HIV/Aids na AP com menor número de questões possíveis, mostrando-se de fácil aplicação e reproduzível.
Referências
UNAIDS. Fast-Track: acabar com a epidemia de AIDS até 2030; Genebra: Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV / AIDS; 2014.
Hair Junior JF, Black WC, Babin BJ; Anderson RE; Tatham RL. Análise multivariada de dados. 6º ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 688 p
Miranda AR, Araújo CS, Castro FS. Instrumento para coleta de dados de pacientes com artrite reumatoide. Rev Enferm Cent O Min. 2012; 2(2):228-42.