Evolução para a práxis emancipatória: desenvolvimento do método de simulação realística no ensino de graduação em enfermagem
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Palavras-chave

Simulation
Students
Nursing
Education Simulación
Estudiantes de Enfermería
Educación en Enfermería Simulação
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem

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Resumo

Objetivo: analisar as perspectivas de implementação e efetivação do método de simulação realística no ensino de graduação em enfermagem, na ótica dos enfermeiros docentes que optaram por utilização do método em suas disciplinas. Método: estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. Os participantes foram enfermeiros docentes de uma Universidade privada. Na coleta de dados, realizada através de entrevista semiestruturada, foram registradas percepções acerca da implementação e efetivação do método de simulação realística. Os relatos foram agrupados em categorias temáticas, segundo referencial teórico análise de conteúdo temática de Minayo. Resultado: identificam-se etapas percorridas; formação para o ensino baseado em simulação e fatores facilitadores da implementação do método. Conclusão: A simulação realística como método de ensino ativo estimula o pensamento crítico e raciocínio clínico, que são passíveis de aprendizado e aprimoramento. Essas reflexões nos remetem à questão de que mudar, em educação, pressupõe cautela e extrema dedicação do corpo docente para implementação e conquista do método.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20185941
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