Habilidades psicomotoras, administrativas e segurança autorreferida de discentes de enfermagem: estudo transversal
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Arquivos suplementares

Untitled
Untitled
Untitled
Untitled
Untitled
Untitled
consolidated written opinions

Palavras-chave

Students
Nursing
Clinical Competence
Motor Skills Estudiantes de Enfermería
Competencia Clínica
Destreza Motora Estudante de Enfermagem
Competência Clínica
Destreza Motora

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Investigar habilidades psicomotoras e administrativas de discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior no Piauí, por meio de frequência e segurança autorreferida na realização de procedimentos assistenciais hospitalares ao adulto. Método: estudo descritivo, transversal, desenvolvido com discentes de enfermahm, de abril a maio de 2015, utilizando questionário online. Resultado: Procedimentos de administração de medicamentos e relacionados ao sistema tegumentar foram os mais realizados. Os discentes estavam seguros na realização de poucos procedimentos. Discussão: A frequência de realização dos procedimentos está relacionada às oportunidades oferecidas pela universidade e pelos campos de estágio. A segurança dos discentes está associada à frequência na realização dos procedimentos (p<0,00). As atividades extracurriculaes complementam a experiência acadêmica e a aquisição de habilidades. Conclusão: As habilidades psicomotoras e administrativas apresentadas pelos discentes foram insuficientes para garantir que se sintam seguros na realização de procedimentos assistenciais.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20185629
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Referências

Fukada, M. Nursing Competency: Definition, Structure and Development. Yonago Acta Medica. 2018; (Online) [Internet]. 2018 Mar [cited 2018 Aug 12] ; 61(1):1-7. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5871720/.

Felix CCP, Faro ACM, Dias CRF. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o Laboratório de Enfermagem como estratégia de ensino. Rev esc enferm USP 2011, 45(1): 243-9. (Online) [Internet]. 2011 Mar [cited 2015 June 14] ; 45(1): 43-249. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100034&lng=en. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000100034.

Caveião C, Zagonel IPS, Coelho ICM, Peres AM, Montezeli JH, Venturi KK. Competências dos estudantes na disciplina de administração em enfermagem: pesquisa exploratório-descritiva. Online braz j nurs (Online) [Internet]. 2014 Dec [Cited 2015 Jun 14]; 13(4): 602-12. Available from: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20144770

Teixeira INDO, Felix JVC. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface-comunicação, saúde, educação (Online) [Internet]. 2011 Dec [cited 2015 June 14]; 15(39): 1173-1184. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141432832011000400016&lng=en. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011005000032.

Souza LP et al. Os desafios do recém-graduado em Enfermagem no mundo do trabalho. Revista Cubana de Enfermería 2015; 30(1).

Liou SR, Chang CH, Tsai HM, Cheng CY. The effects of a deliberate practice program on nursing students' perception of clinical competence. Nurse education today (Online) [Internet]. 2013 Apr [Cited 2015 Jun 13]; 33(4): 358-63. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691712002390 doi: doi:10.1016/j.nedt.2012.07.007

Brasil. Projeto politíco pedagógico do curso de graduação em enfermagem/bacharelado – UFPI (Online) [Internet]. 2013 [cited 2015 Jun 14] Available from: http://ufpi.br/enfermagem/index/pagina/id/5392

Moura ELC, Silva GRF. Diagnóstico de procedimentos técnicos e administrativos de enfermagem. Instrumento utilizado no laboratório SIMENF – Saúde, Universidade Federal do Piauí 2014.

Reid-Searl, K, Happell, B. Supervising nursing students administering medication: a perspective from registered nurses. Journal of clinical nursing (Online) [Internet] 2012 Mar 3 [Cited 2015 Jun 13] ; 21(13-14): 1998–2005. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2702.2011.03976.x/full doi: 10.1111/j.1365-2702.2011.03976.x

Ferreira AM, Rigotti MA, Pena SB, Paula DS, Ramos IB, Sasaki VDM. Conhecimento e prática de acadêmicos de enfermagem sobre cuidados com portadores de feridas. Esc. anna nery [Internet]. 2013 June [cited 2015 June 14]; 17(2): 211-219. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000200002.

Merhy, EE. Educação Permanente em Movimento - uma política de reconhecimento e cooperação, ativando os encontros do cotidiano no mundo do trabalho em saúde, questões para os gestores, trabalhadores e quem mais quiser se ver nisso. Saúde em Redes. [Internet]. 2015 [cited 2016 Feb 29]; 1(1): 07-14. Available from: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/309/15doi: http://dx.doi.org/10.18310%2F2446-4813.2015v1n1p07-14

Chesser-Smyth PA, Long T. Understanding the influences on self-confidence among first-year undergraduate nursing students in Ireland. Journal of advanced nursing (Online) [Internet] 2013 Apr 4 [Cited 2015 Jun 14]; 69(1): 145–57. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2012.06001.x/full doi: 10.1111/j.1365-2648.2012.06001.x

Pittman OA. The use of simulation with advanced practice nursing students. Journal of the american academy of nurse practitioners (Online) [Internet] 2012 Jul 9 [Cited 2015 Jun 14]; 24(6): 516–520. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1745-7599.2012.00760.x/full doi: 10.1111/j.1745-7599.2012.00760.x

Rigobello JL, Bernardes A, Moura AA, Zanetti ACB, Spiri WC, Gabriel CS. Estágio Curricular Supervisionado e o desenvolvimento das competências gerenciais: a visão de egressos, graduandos e docentes. Esc. Anna Nery 2018 (Online) [Internet]. 2018 Apr [citado 2018 Ago 12] ; 22( 2 ): e20170298. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000200203&lng=pt. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0298.

Oliveira FLB, Júnior JJA. Motivações de acadêmicos de enfermagem atuantes em projetos de extensão universitária: a experiência da Faculdade Ciências da Saúde do Trairí. Revista espaço para a saúde (Online) [Internet] 2015 [Cited 2015 Jun 14]; 16(1): 36-44. Available from: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/espacoparasaude/article/view/19372/pdf_61

Jeronymo A, Lima A, & Scio E. A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro: um relato de experiência. Gestão e saúde (Online) [Internet] 2015 [Cited 2015 Jun 14]; 5(3): 1101-08. Available from: http://gestaoesaude.bce.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/701

Paiva K, & Martins V. Contribuições do estágio extracurricular para as competências profissionais: percepções de acadêmicos de enfermagem. Revista eletrônica de enfermagem (Online) [Internet] 2012; [Cited 2015 Jun 14] 14(2): 384-94. Available from: http://revistas.jatai.ufg.br/index.php/fen/article/view/10364/11635 doi: 10.5216/ree.v14i2.10364

Püschel VAA, Costa D, Reis PP, Oliveira LB, Carbogim FC. Nurses in the labor market: professional insertion, competencies and skills. Rev Bras Enferm 2017 (Online) [Internet] 2017 Dec [cited 2018 Aug 12] ; 70( 6 ): 1220-1226. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000601220&lng=en. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0061.

Conneely A, Hunter D. Introducing first-year student placements in critical care. Nursing standard (Online) [Internet] 2012; [Cited 2015 Jun 14] 26(23): 35-40. Available from: http://journals.rcni.com/doi/pdfplus/10.7748/ns2012.02.26.23.35.c8932 doi: 10.7748/ns2012.02.26.23.35.c8932

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Array