Habilidades psicomotoras, administrativas y seguridad autorreferida de discentes de enfermería: estudio transversal
HTML (English)
HTML
HTML (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF

Palabras clave

Students
Nursing
Clinical Competence
Motor Skills Estudiantes de Enfermería
Competencia Clínica
Destreza Motora Estudante de Enfermagem
Competência Clínica
Destreza Motora

PlumX Metrics

Resumen

Objetivo: Investigar las habilidades psicomotoras y administrativas de discentes de enfermería de una institución de enseñanza superior de Piauí, a través de la frecuencia y seguridad autorreferida al realizarle los procedimientos asistenciales hospitalarios al adulto. Método: Estudio descriptivo, transversal, desarrollado con discentes de enfermería, de abril a mayo de 2015, utilizándose un cuestionario online. Resultado: Procedimientos de administración de medicamentos y relacionados al sistema tegumentario fueron los más  realizados. Los discentes estaban seguros cuando realizaban pocos procedimientos. Discusión: La frecuencia de realización de los procedimientos está relacionada a las oportunidades ofrecidas por la universidad y por los campos de pasantía. La seguridad de los discentes está asociada a la frecuencia de la realización de los procedimientos (p<0,00). Las actividades extracurriculares complementan la experiencia académica y la adquisición de habilidades. Conclusión: Las habilidades psicomotoras y administrativas presentadas por los discentes fueron insuficientes para garantir que se sientan seguros cuando realizan los procedimientos asistenciales.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20185629
HTML (English)
HTML
HTML (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF

Citas

Fukada, M. Nursing Competency: Definition, Structure and Development. Yonago Acta Medica. 2018; (Online) [Internet]. 2018 Mar [cited 2018 Aug 12] ; 61(1):1-7. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5871720/.

Felix CCP, Faro ACM, Dias CRF. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o Laboratório de Enfermagem como estratégia de ensino. Rev esc enferm USP 2011, 45(1): 243-9. (Online) [Internet]. 2011 Mar [cited 2015 June 14] ; 45(1): 43-249. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100034&lng=en. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000100034.

Caveião C, Zagonel IPS, Coelho ICM, Peres AM, Montezeli JH, Venturi KK. Competências dos estudantes na disciplina de administração em enfermagem: pesquisa exploratório-descritiva. Online braz j nurs (Online) [Internet]. 2014 Dec [Cited 2015 Jun 14]; 13(4): 602-12. Available from: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20144770

Teixeira INDO, Felix JVC. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface-comunicação, saúde, educação (Online) [Internet]. 2011 Dec [cited 2015 June 14]; 15(39): 1173-1184. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141432832011000400016&lng=en. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011005000032.

Souza LP et al. Os desafios do recém-graduado em Enfermagem no mundo do trabalho. Revista Cubana de Enfermería 2015; 30(1).

Liou SR, Chang CH, Tsai HM, Cheng CY. The effects of a deliberate practice program on nursing students' perception of clinical competence. Nurse education today (Online) [Internet]. 2013 Apr [Cited 2015 Jun 13]; 33(4): 358-63. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691712002390 doi: doi:10.1016/j.nedt.2012.07.007

Brasil. Projeto politíco pedagógico do curso de graduação em enfermagem/bacharelado – UFPI (Online) [Internet]. 2013 [cited 2015 Jun 14] Available from: http://ufpi.br/enfermagem/index/pagina/id/5392

Moura ELC, Silva GRF. Diagnóstico de procedimentos técnicos e administrativos de enfermagem. Instrumento utilizado no laboratório SIMENF – Saúde, Universidade Federal do Piauí 2014.

Reid-Searl, K, Happell, B. Supervising nursing students administering medication: a perspective from registered nurses. Journal of clinical nursing (Online) [Internet] 2012 Mar 3 [Cited 2015 Jun 13] ; 21(13-14): 1998–2005. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2702.2011.03976.x/full doi: 10.1111/j.1365-2702.2011.03976.x

Ferreira AM, Rigotti MA, Pena SB, Paula DS, Ramos IB, Sasaki VDM. Conhecimento e prática de acadêmicos de enfermagem sobre cuidados com portadores de feridas. Esc. anna nery [Internet]. 2013 June [cited 2015 June 14]; 17(2): 211-219. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000200002.

Merhy, EE. Educação Permanente em Movimento - uma política de reconhecimento e cooperação, ativando os encontros do cotidiano no mundo do trabalho em saúde, questões para os gestores, trabalhadores e quem mais quiser se ver nisso. Saúde em Redes. [Internet]. 2015 [cited 2016 Feb 29]; 1(1): 07-14. Available from: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/309/15doi: http://dx.doi.org/10.18310%2F2446-4813.2015v1n1p07-14

Chesser-Smyth PA, Long T. Understanding the influences on self-confidence among first-year undergraduate nursing students in Ireland. Journal of advanced nursing (Online) [Internet] 2013 Apr 4 [Cited 2015 Jun 14]; 69(1): 145–57. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2012.06001.x/full doi: 10.1111/j.1365-2648.2012.06001.x

Pittman OA. The use of simulation with advanced practice nursing students. Journal of the american academy of nurse practitioners (Online) [Internet] 2012 Jul 9 [Cited 2015 Jun 14]; 24(6): 516–520. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1745-7599.2012.00760.x/full doi: 10.1111/j.1745-7599.2012.00760.x

Rigobello JL, Bernardes A, Moura AA, Zanetti ACB, Spiri WC, Gabriel CS. Estágio Curricular Supervisionado e o desenvolvimento das competências gerenciais: a visão de egressos, graduandos e docentes. Esc. Anna Nery 2018 (Online) [Internet]. 2018 Apr [citado 2018 Ago 12] ; 22( 2 ): e20170298. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000200203&lng=pt. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0298.

Oliveira FLB, Júnior JJA. Motivações de acadêmicos de enfermagem atuantes em projetos de extensão universitária: a experiência da Faculdade Ciências da Saúde do Trairí. Revista espaço para a saúde (Online) [Internet] 2015 [Cited 2015 Jun 14]; 16(1): 36-44. Available from: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/espacoparasaude/article/view/19372/pdf_61

Jeronymo A, Lima A, & Scio E. A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro: um relato de experiência. Gestão e saúde (Online) [Internet] 2015 [Cited 2015 Jun 14]; 5(3): 1101-08. Available from: http://gestaoesaude.bce.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/701

Paiva K, & Martins V. Contribuições do estágio extracurricular para as competências profissionais: percepções de acadêmicos de enfermagem. Revista eletrônica de enfermagem (Online) [Internet] 2012; [Cited 2015 Jun 14] 14(2): 384-94. Available from: http://revistas.jatai.ufg.br/index.php/fen/article/view/10364/11635 doi: 10.5216/ree.v14i2.10364

Püschel VAA, Costa D, Reis PP, Oliveira LB, Carbogim FC. Nurses in the labor market: professional insertion, competencies and skills. Rev Bras Enferm 2017 (Online) [Internet] 2017 Dec [cited 2018 Aug 12] ; 70( 6 ): 1220-1226. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000601220&lng=en. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0061.

Conneely A, Hunter D. Introducing first-year student placements in critical care. Nursing standard (Online) [Internet] 2012; [Cited 2015 Jun 14] 26(23): 35-40. Available from: http://journals.rcni.com/doi/pdfplus/10.7748/ns2012.02.26.23.35.c8932 doi: 10.7748/ns2012.02.26.23.35.c8932

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2019 Array