Resumo
Objetivo: conhecer os rituais de cuidado desenvolvidos pela família no processo gestacional. Método: pesquisa etnográfica, a ser desenvolvida entre os meses de abril e dezembro de 2016, com gestantes e seus familiares, em seus domicílios. Serão adotados o modelo de observação-participação-reflexão e a entrevista em profundidade. Será utilizado o diário de campo para registro dos dados. O estudo tem fundamentos da análise de dados da etnoenfermagem. Resultados esperados: contribuir para a construção de conhecimento na área da Enfermagem, possibilitando a reflexão sobre a importância de valorizar os rituais de cuidado desenvolvidos pela família no processo gestacional, bem como as características culturais e as singularidades de cada contexto familiar.Referências
Camacho KG, Vargens OMC, Progianti JM, Spíndola T. Vivenciando repercussões e transformações de uma gestação: perspectivas de gestantes. Cienc enferm.. 2010; 16(2):115-25.
Sanfelice C, Stumm KE, Ressel LB, Flores LP. Crenças e práticas do período gestacional. Saúde (Santa Maria). 2013; 39(2):35-48.
Sassá AH, Marcon SS. Avaliação de famílias de bebês nascidos com muito baixo peso durante o cuidado domiciliar. Texto & contexto enferm. 2013; 22(2):442-51.
Souza TA, Brito MEM, Frota AC, Nunes JM. Gravidez na adolescência: percepções, comportamentos e experiências de familiares. Rev RENE. 2012; 13(4):794-804.
Gennep AV. Os ritos de passagem. [trad. Roberto da Matta]. 1. Ed. Petrópolis: Vozes; 2011.
Leininger M. Transcultural Nursing: concepts, theories, research e practice. New York: John Wiley; 1978.
Leininger M. Qualitative research methods in nursing. In: Leininger M. Ethnography and ethnonursing models and modes of qualitative dada analysis. Orlando: Grune & Stratton; 1985.