Resumo
Objetivo: oferecer subsídios para ampliar a discussão do ensino das práticas de prevenção e controle de infecção na formação do profissional de enfermagem. Material e Métodos: pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, fundamentada no método do Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram 42 discentes de enfermagem, de uma instituição de ensino superior brasileira. Os dados foram processados e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: obteve-se quatro classes relacionadas ao cuidado de enfermagem na prevenção e controle da infecção, as bases conceituais, responsabilidades e aquisição de conhecimentos para uma assistência segura. Conclusão: a formação de recursos humanos na área de enfermagem com ênfase na prevenção e controle da infecção representa um desafio especialmente pela constante evolução da temática. Neste cenário dinâmico, o ensino de enfermagem exige, entre outros aspectos, superar fragilidades e equívocos conceituais para o desenvolvimento de uma assistência à saúde segura e livre de danos.
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