Resumo
O Ministério da Saúde aponta fragmentação na capacitação dos profissionais que atuam na rede de Urgência e Emergência, sobretudo no componente pré-hospitalar móvel, propondo a implantação do Núcleo de Educação em Urgência. Objetivo: identificar as ações educativas desenvolvidas pelo núcleo; descrever de que maneira os profissionais avaliam as ações educativas desenvolvidas para atualização; utilizar a educação permanente no processo de atualização dos profissionais no Serviço de atendimento móvel de urgência. Método: estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, tipo pesquisa-ação. A coleta de dados acontece por meio de questionário semiestruturado e oficinas com metodologias ativas. As informações serão tratadas pela análise de conteúdo de Bardin, tendo os conceitos da Política Nacional de Educação Permanente inter-relacionados ao teórico Emerson Mehry. Resultados: os fatos encontrados vão possibilitar a reflexão da importância da educação permanente e sua contribuição para o processo de atualizar as práticas pré-hospitalares.
Referências
Peduzzi M, Guerra DAD, Braga CP, Lucena FS, Silva JAM. Educational activities for primary healthcare workers: permanent education and inservice healthcare education concepts in the daily life of primary healthcare units in São Paulo. Interface (Botucatu) [internet]. 2009 jul/sept [cited 2015 Oct 25]; 13(30):121-34. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1414- 32832009000300011&script=sci_arttext.
Ministério da Saúde (Brasil), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde: polos de educação permanente em saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. [cited 2015 Oct 25]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica2_vpdf.pdf.
Costa TD, Cortez EA. Continuous education in the context of psychosocial care: search convergent–care. Online braz j nurs [Internet]. 2013 April [Cited 2015 Dec 5]; 12 (1): 194-7. http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4007/html