Registros de enfermagem em um hospital de ensino: estudo quase-experimental
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Palavras-chave

Educação Continuada
Educação em Enfermagem
Serviço Hospitalar de Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
Pesquisa em Administração de Enfermagem
Legislação de Enfermagem Continuing Education
Nursing Education
Nursing Hospital Service
Nursing Human Resorces in Hospital
Research in Nursing Management
Nursing Legislation Educación Continuada
Educación em Enfermería
Servicio Hospitalario de Enfermería
Recursos Humanos de Enfermería en el Hospital
Investigación en Administración de Enfermería
Legislación de Enfermería

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Resumo

 Objetivo:  avaliar  os  registros  da  equipe  de  enfermagem  quanto  ao cumprimento da legislação específica em um hospital de ensino considerando-se o setor da instituição, o turno de trabalho, a categoria profissional e o número de infrações por registro antes e após intervenção educativa. Método: estudo quase-experimental do tipo pré-teste e pós-teste com um único grupo. Resultado: foram avaliados 826 registros de enfermagem.  O  maior  número  de  registros  foi  feito  na  Unidade  de  Terapia  Intensiva, pelos técnicos de enfermagem e no turno noturno. Houve um aumento na quantidade de registros feitos pelos auxiliares de enfermagem nos setores clínica masculina e cirurgia feminina. Houve  redução  quanto  à  ocorrência de  três  infrações  ou mais.  A  intervenção foi  eficaz  para  os  itens  presença  de  data,  hora,  assinatura  e  carimbo.  Discussão: anotações  incompletas  podem  dificultar  a  assistência  individualizada,  prejudicar  a continuidade  da  assistência  e  implicar  riscos  para  a  segurança  do  paciente.  Conclusão: intervenções educativas podem contribuir para melhorias nos registros de enfermagem.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165470
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