Saberes científicos e populares na Estratégia Saúde da Família na perspectiva hermenêutica-dialética
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Palavras-chave

Humanities
Basic Health Services
Philosophy
Nursing Humanidades
Servicios Básicos de Salud
Filosofía en Enfermería Ciências Humanas
Serviços Básicos de Saúde
Filosofia em Enfermagem

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo:  analisar  os  saberes  de  caráter  científico  e  popular  de enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS) das unidades de Saúde da Família do  Estado  do  Rio  de  Janeiro.  Método:  estudo  na  perspectiva  hermenêutica-dialética, onde  foram  entrevistados  16  enfermeiros  e  participaram  de  grupos  focais,  17  ACS,  de Unidades de Saúde da Família no período de outubro/2014 a março/2015. Resultados e discussão: os profissionais utilizam saberes científicos e populares no cuidado à saúde, ainda   que   nem   sempre   de   modo   articulado   a   prática   profissional.   Alguns   não reconhecem os saberes populares como saberes legítimos e com potência para dialogar e  transformar  as  suas  práticas  profissionais  em  diálogo  com  os  saberes  científicos. Conclusão:  a  articulação  entre  os  saberes  apresenta-se  como  caminho  potente  na perspectiva  de  desenvolvimento  de  práticas  de  saúde  mais  integrais  e eficientes  entre enfermeiros e ACS’s  n a  E s t r a t é g i a  S a ú d e  d a  F a m íl i a

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165465
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

Mendonça ALO, Camargo Jr KR. Complexo médico-industrial no contexto da comoditização da ciência: relativizando o relativismo. Revista Brasileira de ciência tecnologia e sociedade. 2011; 2(2): 7-31.

Santos BS. Um discurso sobre as ciências. 7a ed. São Paulo: Cortez; 2010.

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 43a ed. São Paulo: Paz e Terra; 2011.

Santos BS. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: Santos BS, Meneses MP (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez; 2010.

Acioli S, David HMSL, Faria MG de A. Educação em saúde e a enfermagem em saúde coletiva: reflexões sobre a prática. Rev. enferm. UERJ [internet]. 2012 [cited 2016 jan 29] 20(4): 533-6. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v20n4/v20n4a20.pdf

Berardinelli LMM, Figueiredo TFL, Oliveira SA de, Santos I dos, Giron MN, Ramos JP. Hipertensão arterial e conhecimento popular: potencializando o cuidado. Rev. enferm. UERJ [internet]. 2013 [cited 2016 jan 20] 21(4):446-51. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v21n4/v21n4a05.pdf

Badke MR, Budó M de LD, Alvim NAT, Zanetti GD, Heisler EV. Popular knowledge and practices regarding healthcare using medicinal plants. Texto contexto – enferm (Online) [internet]. 2012 Jun [cited 2016 jan 19] 21(2):363-370. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000200014&lng=pt

Acioli S, Kebian LVA, Faria MGA, Ferraccioli P, Correa VAF. Práticas de cuidado: o papel do enfermeiro na atenção básica. Rev. enferm. UERJ [internet]. 2014 [cited 2015 dec 23] 22(5):637-42. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v22n5/v22n5a09.pdf

Minayo MCS. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 13a ed. São Paulo: Hucitec; 2013.

Gadamer H. Truth and method. 2a ed. New York: Continuum; 1994.

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Brasil). Resolução CNS 466. Dispõe sobre Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas envolvendo Seres Humanos [Internet]. 2012 [cited 2016 Jan 30]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Latour B, Wollgar S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará; 1997.

Martins ALX. O agente comunitário de saúde e a promoção da saúde: uma revisão de literatura sobre a centralidade do seu trabalho na atenção básica da saúde [Dissertação]. Rio de Janeiro: Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz; 2014.

Melo Neto JF. Perspectivas epistemológicas da educação popular. In: Brayner F (Org.). Educação popular: novas abordagens, novos combates, novas perspectivas. Recife: Editora da UFPE; 2013.

Alcoforado CLG, Santo FHE. Understandings and practices of nursing and injured clients: a case study. Online Braz J Nurs (Online) [internet]. 2013 Oct [cited 2016 Jan 11] 12 Suppl: 611-13. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/

article/view/4520.

Damasceno MMC, Zanetti ML, Carvalho EC de, Teixeira CR de S, Araújo MFM de, Alencar AMPG. Therapeutic communication between health workers and patients concerning diabetes mellitus care. Rev. latinoam. enferm. [internet]. 2012 July-Aug [cited 2015 dec 22] 20(4):685-92. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n4/08.pdf.

Tavares CMM, Silva RRA. Real interdisciplinary possibilities in the context of a professional Master’s degree course [editorial] Online Braz J Nurs (Online) [internet]. 2014 Dec [cited 2016 jan 28] 13 (Suppl I): 362-5. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5073/html_298