Saberes científicos e populares na Estratégia Saúde da Família na perspectiva hermenêutica-dialética
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Arquivos suplementares

Parecer do comitê de ética em pesquisa
Documento Único de Declarações de Ética

Palavras-chave

Humanities
Basic Health Services
Philosophy
Nursing Humanidades
Servicios Básicos de Salud
Filosofía en Enfermería Ciências Humanas
Serviços Básicos de Saúde
Filosofia em Enfermagem

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo:  analisar  os  saberes  de  caráter  científico  e  popular  de enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS) das unidades de Saúde da Família do  Estado  do  Rio  de  Janeiro.  Método:  estudo  na  perspectiva  hermenêutica-dialética, onde  foram  entrevistados  16  enfermeiros  e  participaram  de  grupos  focais,  17  ACS,  de Unidades de Saúde da Família no período de outubro/2014 a março/2015. Resultados e discussão: os profissionais utilizam saberes científicos e populares no cuidado à saúde, ainda   que   nem   sempre   de   modo   articulado   a   prática   profissional.   Alguns   não reconhecem os saberes populares como saberes legítimos e com potência para dialogar e  transformar  as  suas  práticas  profissionais  em  diálogo  com  os  saberes  científicos. Conclusão:  a  articulação  entre  os  saberes  apresenta-se  como  caminho  potente  na perspectiva  de  desenvolvimento  de  práticas  de  saúde  mais  integrais  e eficientes  entre enfermeiros e ACS’s  n a  E s t r a t é g i a  S a ú d e  d a  F a m íl i a

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165465
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

Mendonça ALO, Camargo Jr KR. Complexo médico-industrial no contexto da comoditização da ciência: relativizando o relativismo. Revista Brasileira de ciência tecnologia e sociedade. 2011; 2(2): 7-31.

Santos BS. Um discurso sobre as ciências. 7a ed. São Paulo: Cortez; 2010.

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 43a ed. São Paulo: Paz e Terra; 2011.

Santos BS. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: Santos BS, Meneses MP (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez; 2010.

Acioli S, David HMSL, Faria MG de A. Educação em saúde e a enfermagem em saúde coletiva: reflexões sobre a prática. Rev. enferm. UERJ [internet]. 2012 [cited 2016 jan 29] 20(4): 533-6. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v20n4/v20n4a20.pdf

Berardinelli LMM, Figueiredo TFL, Oliveira SA de, Santos I dos, Giron MN, Ramos JP. Hipertensão arterial e conhecimento popular: potencializando o cuidado. Rev. enferm. UERJ [internet]. 2013 [cited 2016 jan 20] 21(4):446-51. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v21n4/v21n4a05.pdf

Badke MR, Budó M de LD, Alvim NAT, Zanetti GD, Heisler EV. Popular knowledge and practices regarding healthcare using medicinal plants. Texto contexto – enferm (Online) [internet]. 2012 Jun [cited 2016 jan 19] 21(2):363-370. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000200014&lng=pt

Acioli S, Kebian LVA, Faria MGA, Ferraccioli P, Correa VAF. Práticas de cuidado: o papel do enfermeiro na atenção básica. Rev. enferm. UERJ [internet]. 2014 [cited 2015 dec 23] 22(5):637-42. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v22n5/v22n5a09.pdf

Minayo MCS. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 13a ed. São Paulo: Hucitec; 2013.

Gadamer H. Truth and method. 2a ed. New York: Continuum; 1994.

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Brasil). Resolução CNS 466. Dispõe sobre Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas envolvendo Seres Humanos [Internet]. 2012 [cited 2016 Jan 30]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Latour B, Wollgar S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará; 1997.

Martins ALX. O agente comunitário de saúde e a promoção da saúde: uma revisão de literatura sobre a centralidade do seu trabalho na atenção básica da saúde [Dissertação]. Rio de Janeiro: Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz; 2014.

Melo Neto JF. Perspectivas epistemológicas da educação popular. In: Brayner F (Org.). Educação popular: novas abordagens, novos combates, novas perspectivas. Recife: Editora da UFPE; 2013.

Alcoforado CLG, Santo FHE. Understandings and practices of nursing and injured clients: a case study. Online Braz J Nurs (Online) [internet]. 2013 Oct [cited 2016 Jan 11] 12 Suppl: 611-13. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/

article/view/4520.

Damasceno MMC, Zanetti ML, Carvalho EC de, Teixeira CR de S, Araújo MFM de, Alencar AMPG. Therapeutic communication between health workers and patients concerning diabetes mellitus care. Rev. latinoam. enferm. [internet]. 2012 July-Aug [cited 2015 dec 22] 20(4):685-92. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n4/08.pdf.

Tavares CMM, Silva RRA. Real interdisciplinary possibilities in the context of a professional Master’s degree course [editorial] Online Braz J Nurs (Online) [internet]. 2014 Dec [cited 2016 jan 28] 13 (Suppl I): 362-5. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5073/html_298