Saberes científicos y populares en la Estrategia Salud de la Familia en la perspectiva hermenéutica-dialéctica
HTML (English)
HTML
HTML (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF
PDF (Português (Brasil))
EPUB (English)
EPUB
EPUB (Português (Brasil))

Archivos suplementarios

Parecer do comitê de ética em pesquisa (Português (Brasil))
Documento Único de Declarações de Ética (Português (Brasil))

Palabras clave

Humanities
Basic Health Services
Philosophy
Nursing Humanidades
Servicios Básicos de Salud
Filosofía en Enfermería Ciências Humanas
Serviços Básicos de Saúde
Filosofia em Enfermagem

PlumX Metrics

Resumen

Objetivo:  analizar  los  saberes  de  carácter  científico  y  popular  de enfermeros  y  agentes  comunitarios  de  la  salud  (ACS)  de  las  unidades  de  Salud  de  la Familia  del Estado  de  Rio  de  Janeiro.  Método: estudio  en la  perspectiva hermenéutica-dialéctica, donde se entrevistaron a 16 enfermeros y participaron de grupos focales, 17 ACS , de Unidades de Salud de la Familia en el período de octubre/2014 a marzo/2015. Resultados  y  discusión:  los  profesionales  utilizan  saberes  científicos  y  populares  en  el cuidado a la salud, pero no siempre de modo articulado a la práctica profesional. Algunos no reconocen los saberes populares como saberes legítimos, con potencia para dialogar y  transformar  sus  prácticas  profesionales  en  diálogo  con  los saberes  científicos. Conclusión:  la  articulación  entre  los  saberes  se  presenta  como  camino potente  en  la perspectiva  del  desarrollo  de  prácticas  de  salud  más  integrales  y  eficientes  entre enfermeros y A C S’s en la E strategia Salud de la Familia.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165465
HTML (English)
HTML
HTML (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF
PDF (Português (Brasil))
EPUB (English)
EPUB
EPUB (Português (Brasil))

Citas

Mendonça ALO, Camargo Jr KR. Complexo médico-industrial no contexto da comoditização da ciência: relativizando o relativismo. Revista Brasileira de ciência tecnologia e sociedade. 2011; 2(2): 7-31.

Santos BS. Um discurso sobre as ciências. 7a ed. São Paulo: Cortez; 2010.

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 43a ed. São Paulo: Paz e Terra; 2011.

Santos BS. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: Santos BS, Meneses MP (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez; 2010.

Acioli S, David HMSL, Faria MG de A. Educação em saúde e a enfermagem em saúde coletiva: reflexões sobre a prática. Rev. enferm. UERJ [internet]. 2012 [cited 2016 jan 29] 20(4): 533-6. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v20n4/v20n4a20.pdf

Berardinelli LMM, Figueiredo TFL, Oliveira SA de, Santos I dos, Giron MN, Ramos JP. Hipertensão arterial e conhecimento popular: potencializando o cuidado. Rev. enferm. UERJ [internet]. 2013 [cited 2016 jan 20] 21(4):446-51. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v21n4/v21n4a05.pdf

Badke MR, Budó M de LD, Alvim NAT, Zanetti GD, Heisler EV. Popular knowledge and practices regarding healthcare using medicinal plants. Texto contexto – enferm (Online) [internet]. 2012 Jun [cited 2016 jan 19] 21(2):363-370. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000200014&lng=pt

Acioli S, Kebian LVA, Faria MGA, Ferraccioli P, Correa VAF. Práticas de cuidado: o papel do enfermeiro na atenção básica. Rev. enferm. UERJ [internet]. 2014 [cited 2015 dec 23] 22(5):637-42. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v22n5/v22n5a09.pdf

Minayo MCS. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 13a ed. São Paulo: Hucitec; 2013.

Gadamer H. Truth and method. 2a ed. New York: Continuum; 1994.

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Brasil). Resolução CNS 466. Dispõe sobre Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas envolvendo Seres Humanos [Internet]. 2012 [cited 2016 Jan 30]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Latour B, Wollgar S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará; 1997.

Martins ALX. O agente comunitário de saúde e a promoção da saúde: uma revisão de literatura sobre a centralidade do seu trabalho na atenção básica da saúde [Dissertação]. Rio de Janeiro: Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz; 2014.

Melo Neto JF. Perspectivas epistemológicas da educação popular. In: Brayner F (Org.). Educação popular: novas abordagens, novos combates, novas perspectivas. Recife: Editora da UFPE; 2013.

Alcoforado CLG, Santo FHE. Understandings and practices of nursing and injured clients: a case study. Online Braz J Nurs (Online) [internet]. 2013 Oct [cited 2016 Jan 11] 12 Suppl: 611-13. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/

article/view/4520.

Damasceno MMC, Zanetti ML, Carvalho EC de, Teixeira CR de S, Araújo MFM de, Alencar AMPG. Therapeutic communication between health workers and patients concerning diabetes mellitus care. Rev. latinoam. enferm. [internet]. 2012 July-Aug [cited 2015 dec 22] 20(4):685-92. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n4/08.pdf.

Tavares CMM, Silva RRA. Real interdisciplinary possibilities in the context of a professional Master’s degree course [editorial] Online Braz J Nurs (Online) [internet]. 2014 Dec [cited 2016 jan 28] 13 (Suppl I): 362-5. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5073/html_298