Tecnologia Educacional - Painel Integrado Saúde-Ambiente - na formação do enfermeiro: pesquisa descritiva
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (English)
PDF (Español (España))

Arquivos suplementares

DOCUMENTO ÚNICO DE DECLARAÇÕES DE ÉTICA
PARECER COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
nova pagina de identificação
DOCUMENTO ÚNICO DE DECLARAÇÕES DE ÉTICA

Palavras-chave

Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Ambiental
Educação em Enfermagem Aprendizaje Basado en Problemas
Educaión Ambiental
Eucación en enfermería Learning Issues Based
Environmental Education
Nursing Education

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Avaliar o uso da tecnologia educacional “Painel Integrado Saúde-A mbiente” com graduandos de enfermagem. Método: Trata-se  de  investigação avaliativa,  descritiva,  de  abordagem  qualitativa,  realizada  por  meio  da  aplicação  de questionário  com  18  estudantes  de  enfermagem  do  campus  Rio  das  Ostras,  da Universidade  Federal  Fluminense,  em  maio  de  2015.  Os  dados  receberam  tratamento analítico,  que  incluiu  exploração,  organização  e  síntese  interpretativa.  Resultados:  Os resultados  apontam  usabilidade  da  tecnologia  e  boa  capacidade  de  gerar  reflexão, interação e motivação para aprendizagem sobre a dinâmica do processo saúde-doença, resultante  de  transformações  socioambientais  no  território,  e  o posicionamento  ético-político do enfermeiro frente a estas questões. Discussão: Com a utilização da tecnologia educacional  nesse  cenário,  foi  possível  implementar  uma  prática  de ensino  criativa  e estimulante,   que   envolveu   ação-reflexão   sobre   diversos   aspectos   da   realidade observada, favorecendo a aprendizagem significativa sobre a relação saúde-ambiente no espaço  formativo  do  enfermeiro.  Conclusão:  Sugerem-se   ajustes  e  validação  da tecnologia aludida.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165421
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (English)
PDF (Español (España))

Referências

Nietsche EA, Lima MGR, Rodrigues MGS, Teixeira JÁ, Oliveira BNBD, Motta CA et al. Tecnologias Inovadoras do Cuidado em Enfermagem. Rev Enferm UFSM (online) [Internet]. 2012 Jan-abr [cited 2015 10 Nov]; 2 (1): 182 – 189. Available from: http:// http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reufsm/article/view/3591/3144

Popil I, Dillard-Thompson D. A Game-Based Strategy for the Staff Development of Home Health Care Nurses. J Contin Educ Nurs (online) [Internet]. 2015 May [cited 2015 Jul 13] ; 46(5) 205-207. Available from: http://www.healio.com/nursing/journals/jcen/2015-5-46-5/%7B2c4c674f-2ff1-4696-ba5c-d01fd10dff94%7D/a-game-based-strategy-for-the-staff-development-of-home-health-care-nurses doi: 10.3928/00220124-20150420-14

Nietsche EA, Teixeira E, Medeiros HP. Tecnologias cuidativo-educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do(a) enfermeiro?. 1ª Porto Alegre: Moriá Editora; 2014.

Teixeira E, Siqueira AA, Silva JP, Lavor LC. Cuidados com a saúde da criança e validação de uma tecnologia educativa para famílias ribeirinhas. Rev Bras Enferm (online) [Internet]. 2011 Dec [cited 2015 Dec 13] ; 64( 6 ): 1003-1009. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000600003&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000600003.

Oliveira Paula Marciana Pinheiro de, Pagliuca Lorita Marlena Freitag. Assessment of an educational technology in the string literature about breastfeeding. Rev Esc Enferm USP (online) [Internet]. 2013 Feb [cited 2015 Dec 10] ; 47( 1 ): 205-212. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100026&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100026.

Martins AKL, Nunes JM, Nóbrega MFB, Pinheiro PNC, Souza AMA, Vieira NFC et al. Literatura de cordel: tecnologia de educação para saúde e enfermagem. Rev Enferm UERJ (online) [Internet]. 2011 Apr-Jun [cited 2015 Jul 12]; 19 (2):324-9. Disponivel em: http://www.facenf.uerj.br/v19n2/v19n2a25.pdf

Teixeira E, Mota VMSS. Educação em saúde: tecnologias educacionais em foco. São Caetano do Sul: Difusão Editora; 2011.

Moreira APA, Sabóia VM, Camacho ACLF, Daher DV, Teixeira E. Jogo educativo de administração de medicamentos: um estudo de validação. Rev Bras Enferm (online) [Internet]. 2014 Aug [cited 2015 Nov 03] ; 67( 4 ): 528-534. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000400528&lng=en. dói:http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2014670405.

Silveira DT, Catalan VM, Neutzling AL, Martinato LHM. Digital Learning Objects in Nursing Consultation: technology Assessment by Undergraduate Students. Rev Latino-Am Enfermagem (online) [Internet]. 2010 Oct [cited 2015 Nov 10] ; 18( 5 ): 1005-1012. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692010000500023&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692010000500023.

Beserra EP, Alves MDS, Pinheiro PNC, Vieira NFC. Educação ambiental e enfermagem: uma integração necessária. Rev Bras Enferm (online) [Internet]. 2010 Oct [cited 2015 Nov 03] ; 63( 5 ): 848-852. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000500026&lng=en. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000500026.

Camponogara S, Erthal G, Viero CM, Diaz PS, Soares SA, Peres RR. The perception of students of the área of health about the environmental problems: a descritive study. Online Braz J Nurs (online) [Internet]. 2012 Sept [Cited 2015 Dec 12]; 11 (2): 376-91. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3767. doi:http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20120033

Barbosa EM, Barata MML, Hacon SS. A saúde no licenciamento ambiental: uma proposta metodológica para a avaliação dos impactos da indústria de petróleo e gás. Ciênc Saúde Coletiva (online) [Internet]. 2012 Feb [cited 2015 Jan 13] ; 17( 2 ): 299-310. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000200005&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000200005.

Minayo MCS, Assis SG, Souza ER. Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2014.

Moysés YDS. O Comperj: modelo de desenvolvimento hegemônico e contradições no espaço local. Rev Geografar (online) [internet]. 2010 Jan-Jun [cited 2015 Mar 02]; 5(1): Available from: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/geografar/article/view/17779/11605 doi: http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v5i1.17779

Blatt E. Uncovering Students’ Environmental Identity: An Exploration of Activities in an Environmental Science Course. J Environ Educ (online) [Internet]. 2014 Jul; [cited 2015 Nov 03] ; 45 (3):194-216. Available from: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00958964.2014.911139 dOI:10.1080/00958964.2014.911139

Sendall MC, Lidstone J, Fleming ML, Domocol M. Nurses and teachers: partnerships for green health promotion. J Sch Health (online) [Internet]. 2013 Jul; [cited 2015 Nov 15]; 83 (7):508–513. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/josh.12059/full doi: 10.1111/josh.12059.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Array