Realização de visita técnica na formação de acadêmicos de enfermagem: estudo descritivo
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Palavras-chave

Visita técnica
Serviços de apoio técnico-administrativos
Gerenciamento em Enfermagem
Graduação em Enfermagem
Estabelecimentos Assistenciais de Saúde. Visita técnica
Servicios de apoyo técnico- administrativos
Gestión en Enfermería
Graduación en Enfermería
Establecimientos de Salud. Technical Visits
Technical and Administrative Support Services
Nursing Management
Graduation in Nursing
Health Care Facilities.

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Resumo

Objetivo:  identificar,  na  percepção  de  acadêmicos  de  Enfermagem, se  a  realização  de  visitas  técnicas  contribui  para  a  formação  profissional  e  para  o gerenciamento  em  enfermagem.  Método:  estudo  descritivo  cujos  dados  foram  obtidos em  entrevistas  semiestruturadas  com  11  acadêmicos  do  curso  de  graduação  em Enfermagem.   Após   transcrição   das   entrevistas,   utilizou-se   análise   de conteúdo.  Resultados:   a   visita   técnica   é   uma   ferramenta   eficaz   no   processo   de   ensino-aprendizagem da administração em enfermagem, auxilia os acadêmicos na percepção da relação entre a teoria e a prática, proporciona o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva  sobre  a  realidade  e  favorece  a  percepção  da  relação  entre  gerenciamento  em enfermagem e assistência/cuidado prestado ao paciente. Conclusão: A visita técnica foi considerada  uma  ferramenta  de  ensino  eficaz  para  promover  uma  aproximação  com  a realidade do mercado de trabalho diminuindo as distâncias entre teoria e prática.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165194
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