Resumo
Problema: A assistência à população em unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN) se constitui de tarefa complexa que envolve a criança, família e toda equipe interdisciplinar na área da saúde - em destaque o enfermeiro, que além de suas atribuições e tarefas cotidianas, acolhe graduandos de Enfermagem e futuros enfermeiros frente a limitações e expectativas em executar procedimentos necessários durante o processo do cuidar. Objetivos: compreender a percepção dos enfermeiros sobre os graduandos de Enfermagem no cuidado ao recém-nascido de alta complexidade; descrever a vivência dos enfermeiros com graduandos no cuidado ao recém-nascido de alto risco. Método: estudo descritivo, fenomenológico, de abordagem qualitativa com entrevista fenomenológica mediada por uma questão norteadora. Serão entrevistados enfermeiros da UTIN de uma instituição pública. Os discursos manifestados nos depoimentos serão analisados à luz do enfoque fenomenológico existencial em Merleau-Ponty.
Referências
Ministério da Saúde(Brasil), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à Saúde o Recém-Nascido: Guia para os Profissionais de Saúde Cuidados Gerais. Brasília; 2012.
Lélis ALPA de, Farias LM, Rebouças CBA, Cardoso MVL. Health promotion and nurse facing newborn pain in the neonatal unit: an exploratory study. Online braz j nurs [internet].2010 November [Cited 2014 Aug 10]; 9(2). Available from: http://www.ojnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/2996
Cruz ARM, Oliveira MMC, Cardoso MVLML, Lúcio IML. Sentimentos e expectativas da mãe com filho prematuro em ventilação mecânica. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2010 [cited 2010 jun 30];12(1):133-9. Available from:
http://www.fen.ufg.br/revista/v12/n1/pdf/v12n1a16 DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v12i1.9530