Resumo
Problema: A convivência da mulher com sua deficiência e a influência desta em sua vida, como também no meio familiar e social, interferem em decisões importantes, a exemplo da maternidade. Objetivo: Compreender a concepção de mulheres com deficiência física sobre a sua capacidade de gestar, parir ou cuidar de um filho. Método: Estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 12 mulheres com deficiência física cadastradas em três organizações não governamentais de Natal (RN), Brasil. A coleta de dados ocorreu no período de abril a junho de 2014, por meio de entrevista semiestruturada, utilizando-se um roteiro constituído por questões sociodemográficas e uma norteadora. As informações obtidas seguirão os preceitos da análise de conteúdo conforme Bardin, seguindo a técnica de análise temática. Como referencial teórico-metodológico serão adotados os princípios do Interacionismo Simbólico proposto por Blumer e literatura científica correlata.
Referências
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Br). Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE; 2012.
Nicolau SM, Schraiber LB, Ayres JRCM. Mulheres com deficiência e sua dupla vulnerabilidade: contribuições para a construção da integralidade em saúde. Ciênc. saúde coletiva [internet]. 2013 [Cited 19 May 2013] 18(3). Avaliable from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v18n3/32.pdf.
Baptista RS, Vieira NFC, Ximenes LB, Pagliuca LMF. An analysis on the legislation for disabled people: descriptive-exploratory study. Online Braz J Nurs [Internet]. 2010 [Cited 29 Jul 2014] 9(1). Avaliable from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2010.2762/616