Construção de competências em preceptoria de enfermagem na atenção básica: estudo descritivo-exploratório
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Palavras-chave

Graduação em Enfermagem
Competências
Oficinas Educativas Graduación em Enfermería
Competencias
Talleres Educativos Nursing Faculty
Competencies
Educational Workshops

PlumX Metrics

Resumo

Estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa. Objetivos: Descrever as atividades do enfermeiro preceptor, da atenção básica, na formação de graduandos de enfermagem; identificar as competências que o enfermeiro necessita desenvolver para atuar na formação de graduandos; analisar possíveis estratégias para o desenvolvimento das competências identificadas e; elaborar uma tecnologia educacional sobre competências e estratégias didático-pedagógicas. Método: Estudo de campo realizado, por meio de entrevista semiestruturada, com onze enfermeiros preceptores de três unidades de Atenção Básica de dois municípios do Rio de Janeiro. Resultados: Emergiram duas categorias: Ações do enfermeiro preceptor na formação do graduando e; O desafio da preceptoria na Atenção Básica: competências e estratégias demandadas dessa prática. Conclusão: Os achados apontaram para a necessidade do desenvolvimento de competências pelo preceptor relacionadas à falta de proatividade sobre sua própria formação e para a deficiência no planejamento do processo ensino-aprendizagem advinda da falta de capacitação específica para o exercício da preceptoria

 

 

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20134541
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Referências

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