Resumo
Estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa. Objetivos: Descrever as atividades do enfermeiro preceptor, da atenção básica, na formação de graduandos de enfermagem; identificar as competências que o enfermeiro necessita desenvolver para atuar na formação de graduandos; analisar possíveis estratégias para o desenvolvimento das competências identificadas e; elaborar uma tecnologia educacional sobre competências e estratégias didático-pedagógicas. Método: Estudo de campo realizado, por meio de entrevista semiestruturada, com onze enfermeiros preceptores de três unidades de Atenção Básica de dois municípios do Rio de Janeiro. Resultados: Emergiram duas categorias: Ações do enfermeiro preceptor na formação do graduando e; O desafio da preceptoria na Atenção Básica: competências e estratégias demandadas dessa prática. Conclusão: Os achados apontaram para a necessidade do desenvolvimento de competências pelo preceptor relacionadas à falta de proatividade sobre sua própria formação e para a deficiência no planejamento do processo ensino-aprendizagem advinda da falta de capacitação específica para o exercício da preceptoria
Referências
Trajman A, Assunção N, Venturi M, Tobias D, Toschi W, Brant V. A preceptoria na rede básica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro: opinião dos profissionais de saúde. Rev bras educ méd [Internet]. 2009 [Cited 2012 Nov 10]; 33(1): 24-32. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33n1/04.pdf
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Valente GSC. A Reflexividade na Prática docente da Graduação em Enfermagem: Nexos com a Formação Permanente do Enfermeiro Professor. Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de janeiro; 2009.