Saberes do enfermeiro para preceptoria/gerência na atenção básica: estudo exploratório-descritivo
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Palavras-chave

Serviços de Saúde
Campos de estágio
Atenção Básica
Gerenciamento de Enfermagem. Servivios de Salud
Campos de práctica
Atención Básica
Gerenciamento de Enfermería. Health care services
Field Internships
Primary health care
Nursing Management.

PlumX Metrics

Resumo

Trata-se de um projeto de dissertação em andamento no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense. Objetivos: identificar os saberes do enfermeiro e as competências que ele precisa desenvolver para atuar no gerenciamento e na preceptoria em rede básica de saúde; analisar e discutir as implicações da prática pedagógica do enfermeiro preceptor em sua própria formação permanente; descrever as ações que são realizadas pelo enfermeiro na preceptoria e gerência de alunos em rede básica de saúde e; desenvolver uma tecnologia educacional para a formação pedagógica permanente do enfermeiro. Método: pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que será realizada em uma unidade básica de saúde do município de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos serão os enfermeiros preceptores. Os dados serão coletados entre os meses de agosto a dezembro de 2013, com a utilização de uma entrevista semiestruturada, e serão submetidos à análise temática de conteúdo.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20134389
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

Saraiva R, Rosas A, Rodrigues B, Domingos A, Cardoso M, Valente GSC. Intentional action of nursing education of consultation: phenomenological study. Online braz j nurs [Internet]. 2012 [Cited 2012 July 1]; 11(1): 157-66. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3518

Resck ZMR, Gomes ELR. A formação e a prática gerencial do enfermeiro: caminhos para a práxis transformadora. Rev latinoam enfermagem [Internet]. 2008 Sept [cited 2013 Mar 02];16(1):71-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n1/pt_11.pdf